Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA

ALBA

Corpos de mulheres vítimas de violências podem ser prioridades no IML

PL viabiliza possibilidade de mulheres mortas por quaisquer agressão tenham atendimento prioritário

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
A proposta define os conceitos de violência doméstica e estupro de vulnerável, respectivamente o que está nos artigos 5º e 7º da Lei Maria da Penha
A proposta define os conceitos de violência doméstica e estupro de vulnerável, respectivamente o que está nos artigos 5º e 7º da Lei Maria da Penha - Foto: Reprodução

O atendimento e emissão de laudo prioritário no Instituto Médico Legal (IML) em casos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e vítimas de estupro de vulneráveis pode passar a acontecer. Um projeto de lei que prevê a medida foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pela deputada Fabíola Mansur (PSB). A informação na públicação desta sexta-feira, 23, no Diário Oficial da Alba.

Conforme pedido, o público teria prevalência do órgão na realização de exames periciais para constatação de agressões e outras formas de violência.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A proposta define os conceitos de violência doméstica e estupro de vulnerável, respectivamente o que está nos artigos 5º e 7º da Lei Maria da Penha e o disposto no Artigo 217-A da Lei nº12.015, de 7 de agosto de 2009.

O texto ainda indica que o laudo técnico deverá ser emitido em um prazo máximo de 48 horas, estando à disposição tanto da autoridade que investiga o caso e também das partes envolvidas na agressão.

Em sua justificativa, a parlamentar, que é procuradora da Mulher da Alba, lamentou que, a despeito do recrudescimento paulatino das normas penais que visam a preservação da integridade física e psicológica da mulher, os números relacionados a todas as espécies de violência contra as mulheres crescem exponencialmente a cada ano.

O projeto de Lei foi encaminhado para apreciação das comissões de Constituição e Justiça; Direitos da Mulher; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; Saúde e Saneamento; e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia laudo pericial prioridade no IML projeto de lei Violência contra a mulher

Relacionadas

Mais lidas