BAHIA
Em Salvador, Jerônimo participa da inauguração da nova sede AGU
Novo local visa ampliar a eficiência dos serviços prestados à administração pública e integrar os setores das procuradorias
Por Redação
Uma nova sede da Advocacia-Geral da União (AGU) foi inaugurada, nesta segunda-feira, 2, em Salvador, no edifício da Receita Federal, na Avenida Paralela. O espaço, que ocupa dois andares do prédio, incluindo o lobby e o 1º andar, oferece uma estrutura moderna, onde vão trabalhar 300 funcionários da Procuradoria-Geral da União e a Procuradoria-Geral Federal, fortalecendo a atuação da AGU na representação jurídica da União.
O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia, acompanhando o ministro da Casa Civil Rui Costa, e o ministro da Advocacia Geral da União Jorge Messias. Para ele, uma aproximação geográfica da administração estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que fortalece o vínculo da AGU com o Estado.
“Nós já temos uma parceria muito forte com a AGU. Podemos dar como exemplo os precatórios, a instalação da BYD na Bahia, por conta dos incentivos, também dos direitos respeitados das famílias atingidas pelos fogos em Santo Antônio de Jesus. A sede nova aproxima fisicamente a gente e eu espero que aqui possa ser, realmente, um ambiente de maior resolutividade para a gente poder ver fortalecida a defesa do patrimônio da União”, disse Jerônimo.
Segundo Jorge Messias, ministro da Advocacia Geral da União, a mudança para o novo local visa ampliar a eficiência dos serviços prestados à administração pública e integrar os setores das procuradorias.
“Prestamos um serviço fundamental para a sociedade e essa mudança representará investimento em tecnologia da informação, em inteligência artificial, para que a gente possa prestar um serviço ainda melhor para a sociedade brasileira e para a sociedade baiana. Teremos uma unidade de atendimento ao cidadão para a realização de acordos, transações. Todo o modelo foi pensado para melhorar e facilitar a vida do cidadão, do contribuinte, que é o nosso foco principal”, detalhou.
A AGU tem entre suas atribuições o assessoramento jurídico ao Poder Executivo, a representação jurídica da União, a mediação de conflitos administrativos e a prevenção de litígios. A instituição é composta por órgãos como a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral do Banco Central e a Consultoria-Geral da União.
Para o ministro Rui Costa, o novo ambiente estimula maior presença da AGU na Bahia para a defesa do interesse público.
“A expectativa é que esse novo ambiente estimule maior presença, maior integração na garantia da defesa do interesse público. É disso que se fala para uma melhor alocação dos recursos públicos, melhor qualidade do gasto público”, completou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes