DA BAHIA
Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos vira patrimônio imaterial
Medida foi decretada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), por meio do Diário Oficial da Bahia
Por Da Redação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, celebrada neste domingo, 20, em Salvador, como Patrimônio Imaterial da Bahia. Deste modo, a festividade passa a ficar registrada no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações, documento oficial do Estado.
A novidade consta no Diário Oficial do Estado (DOE), publicado no último sábado, 19. Segundo o documento, a iniciativa surge após as “propostas formuladas pelo Dossiê de Patrimonialização e devidamente aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC e pelo Conselho Estadual de Cultura”.
Leia também
>> Caruru de São Cosme e Damião se torna patrimônio imaterial da Bahia
>> Pioneiro no país, Terreiro Casa Branca recebe título de propriedade e terá memorial
As comemorações à santa católica iniciam com uma procissão realizada no período da manhã, que percorre as ruas do Centro Histórico até chegar na sede da igreja, localizada no Largo do Pelourinho.
A Igreja Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos é conhecida por unir elementos do catolicismo com o da cultura africana, a exemplo dos cantos e danças. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi fundada do ano de 1685 e elevada à categoria de Ordem Terceira em 2 de julho de 1899.
Veja procissão
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes