CULTURA
Governo assina ordem de serviço para reforma do TCA
Obras, que já iniciaram, da terceira etapa do projeto do Novo TCA receberão investimento de R$ 162 milhões
Por Da Redação
Com as obras já iniciadas, o governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta sexta-feira, 1º, a ordem de serviço para o começo da terceira etapa do projeto do Novo TCA. O documento formaliza a empresa especializada que será responsável pela elaboração de projetos e execução das obras de requalificação, restauração, reforma e ampliação do Teatro Castro Alves. Também oficializa a contratação da empresa de engenharia consultiva responsável pela fiscalização e supervisão do projeto.
No evento de oficialização, o governador também comunicou o lançamento do programa Faz Cultura, um edital direcionado para a inscrição de projetos culturais que desejem receber fomento do Estado.
A expectativa do governo é tornar o TCA em uma referência na América Latina. O local passará por uma modernização na Sala Principal, Foyer, Bilheteria, restaurante e o Jardim Suspenso, além de intervenções no Centro Técnico do TCA, salas administrativas e melhora nas dependências dos corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica Da Bahia (Osba). O investimento total do Governo do Estado é de aproximadamente R$ 162 milhões.
Gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2014, o TCA é reconhecido como um dos teatros mais importantes do País, sendo marco também da arquitetura moderna brasileira. Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância nacional do equipamento, que já é um símbolo da cultura baiana.
“Hoje é um dia importante para a cena cultural da Bahia e do Brasil. Estamos dando um passo importante para modernizar um patrimônio histórico do país. O Teatro Castro Alves é uma verdadeira vitrine da vida artística e cultural do povo brasileiro”, ressalta Jerônimo Rodrigues.
As obras acontecem às vésperas do teatro completar 57 anos. “Fazemos essa obra com a responsabilidade que temos, entendendo que o projeto de valorização da cultura que está em curso pelo Governo do Estado necessita dos equipamentos culturais para a sua plena realização. O TCA, sem dúvida nenhuma, é o nosso mais importante equipamento cultural e, portanto, merece essa atenção e essa prioridade”, destaca o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.
O projeto do Novo TCA teve início com a contratação de uma empresa que elaborou os parâmetros para a licitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que resultou na contratação da Sian Engenharia Ltda, empresa que vai executar as obras, e da RK Engenharia e Consultoria Ltda, que realizará, pelo período de 24 meses, os serviços de supervisão, gerenciamento e fiscalização das intervenções no Teatro Castro Alves.
A reforma e modernização do complexo cultural já estavam previstas pelo Governo do Estado antes do incêndio que atingiu o telhado do TCA, em janeiro de 2023. Mesmo após o incidente, a Concha Acústica, a Sala do Coro, o Centro Técnico, salas de ensaio e dos corpos artísticos (Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia) continuam funcionando normalmente, recebendo atrações e espetáculos, e oferecendo uma flexibilidade de formatos para atender aos mais variados públicos.
O Teatro foi inaugurado em março de 1967 e conta com Sala Principal e Foyer, Sala do Coro (com flexibilidade cênica), Concha Acústica (5.000 lugares), Centro Técnico, Esplanada, Vão Livre, Jardim Suspenso e Café Teatro, além das salas administrativas e salas de ensaio. O TCA abriga ainda os dois corpos artísticos estáveis do estado: a Orquestra Sinfônica da Bahia e o Balé Teatro Castro Alves.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes