Hilton Coelho pede valorização da polícia investigativa na Bahia | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Hilton Coelho pede valorização da polícia investigativa na Bahia

Para deputado, é possível combater a violência com trabalho qualificado e técnico

Publicado terça-feira, 25 de abril de 2023 às 17:22 h | Atualizado em 25/04/2023, 17:49 | Autor: Eduardo Tito e Pevê Araújo
Deputado estadual destacou importância da implementação das câmeras nos uniformes dos policiais
Deputado estadual destacou importância da implementação das câmeras nos uniformes dos policiais -

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) comentou nesta terça-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sobre a situação de violência no estado. Ele afirmou que é necessário realizar debates estruturais e convocar a população para conversar sobre o problema, que para o político, também é social. 

"É fato que a situação do país do ponto de vista social tem se agravado. Nós temos uma situação de exclusão muito forte da nossa juventude e isso tem dado espaço para que a situação de marginalização da população venha aumentando também e o nível de violência. Não podemos fazer essa discussão apenas como uma questão de segurança pública. Somos um país que não fez a reforma agrária e poderíamos ter hoje como alternativa de sobrevivência talvez para a maioria da nossa população, não apenas a produção agrícola, mas a industrialização que viesse dessa produção agrícola. Nós precisamos fazer debates estruturais no campo da distribuição da renda e da riqueza, na área da educação e também um modelo de segurança que não esteja pautado na ostensividade, que seja pautado principalmente na investigação", disse Hilton em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE.

O deputado questionou a falta de valorização da polícia investigativa e afirmou que é possível conduzir a segurança pública com um trabalho qualificado e técnico.

"Nós temos hoje uma polícia investigativa que não é minimamente valorizada, temos uma luta histórica no respeito até ao salário dessa categoria. Valorizar por exemplo uma polícia investigativa e fazer com que a gente consiga chegar antes dessas situações, desmantelando determinadas situações que podem ser desmanteladas a partir de um trabalho qualificado, técnico. Envolver a população é fundamental para a gente encontrar caminhos para essa situação que é complexa", argumenta.

Hilton destacou também a importância da implementação das câmeras nos uniformes dos policiais. Ele entende que é uma questão complexa, mas afirma que em São Paulo os índices de violência policial registraram queda após a determinação. 

"Esse inclusive foi um projeto nosso. Nós enviamos para o governo Rui Costa ainda. Antes do governador Jerônimo vencer as eleições, nós enviamos esse projeto para o governador Rui Costa a partir de uma leitura que nós tínhamos da realidade do país. Infelizmente, até hoje não foi implementado. Eu espero que de fato seja implementado pelo governador, mas não é uma solução mágica. Ainda que a gente tenha elaborado esse projeto, nós sabemos que a situação é muito complexa", finaliza. 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS