COMBATE À VIOLÊNCIA
Hilton Coelho pede valorização da polícia investigativa na Bahia
Para deputado, é possível combater a violência com trabalho qualificado e técnico
Por Eduardo Tito e Pevê Araújo
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) comentou nesta terça-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sobre a situação de violência no estado. Ele afirmou que é necessário realizar debates estruturais e convocar a população para conversar sobre o problema, que para o político, também é social.
"É fato que a situação do país do ponto de vista social tem se agravado. Nós temos uma situação de exclusão muito forte da nossa juventude e isso tem dado espaço para que a situação de marginalização da população venha aumentando também e o nível de violência. Não podemos fazer essa discussão apenas como uma questão de segurança pública. Somos um país que não fez a reforma agrária e poderíamos ter hoje como alternativa de sobrevivência talvez para a maioria da nossa população, não apenas a produção agrícola, mas a industrialização que viesse dessa produção agrícola. Nós precisamos fazer debates estruturais no campo da distribuição da renda e da riqueza, na área da educação e também um modelo de segurança que não esteja pautado na ostensividade, que seja pautado principalmente na investigação", disse Hilton em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE.
O deputado questionou a falta de valorização da polícia investigativa e afirmou que é possível conduzir a segurança pública com um trabalho qualificado e técnico.
"Nós temos hoje uma polícia investigativa que não é minimamente valorizada, temos uma luta histórica no respeito até ao salário dessa categoria. Valorizar por exemplo uma polícia investigativa e fazer com que a gente consiga chegar antes dessas situações, desmantelando determinadas situações que podem ser desmanteladas a partir de um trabalho qualificado, técnico. Envolver a população é fundamental para a gente encontrar caminhos para essa situação que é complexa", argumenta.
Hilton destacou também a importância da implementação das câmeras nos uniformes dos policiais. Ele entende que é uma questão complexa, mas afirma que em São Paulo os índices de violência policial registraram queda após a determinação.
"Esse inclusive foi um projeto nosso. Nós enviamos para o governo Rui Costa ainda. Antes do governador Jerônimo vencer as eleições, nós enviamos esse projeto para o governador Rui Costa a partir de uma leitura que nós tínhamos da realidade do país. Infelizmente, até hoje não foi implementado. Eu espero que de fato seja implementado pelo governador, mas não é uma solução mágica. Ainda que a gente tenha elaborado esse projeto, nós sabemos que a situação é muito complexa", finaliza.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes