BAHIA
“Hora de levantar”, comenta Alice Portugal sobre fim da escala 6x1
Deputada marcou presença na manifestação em prol da PEC nesta sexta, em Salvador
Por Lula Bonfim e Flávia Requião
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) foi às ruas manifestar, nesta sexta-feira, 15, em prol do fim da escala 6x1. No ato em Salvador, a parlamentar ressaltou a importância da luta pela pauta.
“A bandeira é antiga, mas a luta é a atual. Então é a velha redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, que nossas centrais sindicais, nossos partidos, nossa juventude militante têm levantado há décadas, mas a atualidade dessa bandeira na formulação contra a jornada seis dias de trabalho e um de descanso apenas, [proposto] por Erika [Hilton], que eu aderir logo na saída como coautora e temos trabalhado juntas e juntos no Congresso Nacional sobre isso, é uma atualização dessa bandeira, é uma roupagem moderna que chega aos ouvidos da sociedade com clareza”, declarou, em conversa com o Portal A TARDE.
Leia mais
>> "Classe está entre trabalho livre e do trabalho escravo", diz Hilton
Alice citou como exemplos que deram certo, outros países que reduziram a carga horária de trabalho e ressaltou ter tido ótimos resultados para ambas as partes.
“É a hora de abraçarmos. Nos países onde houve um aumento dos dias de descanso, há inclusive três dias, mas no Brasil nós estamos falando de dois dias, a produtividade aumentou, a satisfação do trabalho aumentou e a lucratividade de quem entrega aumentou, então é uma bandeira suprapartidária é uma maneira que perpassa interesses ideológicos e que a gente tem que abraçar. Inclusive, deputados do PL assinaram a PEC. É hora de levantar, com muita propriedade, como uma bandeira da democracia”, afirmou.
A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.
A medida, que prevê redução de 44 horas semanais para 36 horas, já atingiu a quantidade de assinaturas necessárias para iniciar a tramitação na Câmara dos Deputados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes