SEGUNDO ANÚNCIO
Jerônimo anuncia mais cinco nomes para secretarias de governo
Governador eleito também divulgou titular da PGE, duas coordenações e liderança na Alba
Por Bianca Carneiro E Eduardo Tito
O governador diplomado na Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou na manhã desta quinta-feira, 22, os nomes de novos secretários e superintendentes da sua equipe de governo que inicia no dia 1º de janeiro. Ao todo, foram divulgados cinco titulares de secretarias, além de Procuradoria Geral do Estado (PGE) - que será ocupada pela primeira vez por uma mulher - e mais duas coordenações. A cerimônia ocorreu em Salvador, na Desenbahia, sede da equipe de transição.
>>> Confira quem são as lideranças anunciadas por Jerônimo
Falando sobre a necessidade de fazer a juventude acompanhar o governo, sobretudo, na área da tecnologia, Jerônimo anunciou primeiro as duas coordenações. Nivaldo Millet foi nomeado coordenador geral de políticas para juventude na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e Tiago Pereira da Costa, coordenador geral do programa Bahia Sem Fome, ligado à Casa Civil.
Representando a proposta de Jerônimo em ter mais jovens no governo, Nivaldo Millet, coordenador de Políticas da Juventude, disse que recebe o cargo com muita felicidade. Segundo ele, a primeira ação da sua gestão será promover uma conferência da juventude, para atender, sobretudo, a população do interior.
“Nosso caminho será nesse sentido, primeiro estudando a aproximação de programas que já existem, e pensando em novos programas. Queremos rodar a Bahia, porque é um estado com uma dimensão gigante, mas que ainda não tem políticas conceituadas de juventude em todos os municípios. Então o movimento inicial que nós faremos é convocar uma conferência de juventude, para que a juventude do estado possa falar e ser escutada, garantir a eleição do conselho, que assume uma nova direção no próximo ano e também garantir que essa juventude se sinta parte deste processo”, explicou, ao Portal A TARDE.
Ainda segundo Nivaldo, a proposta é também levar mais jovens para cargos de liderança em outras secretarias e instituições públicas. “Para que a gente consiga fazer a intersecção dos sistemas e consiga compreender que a juventude quer um edital específico na Secretaria de Cultura, por exemplo, e isso também está colocado em outras secretarias.
Já Tiago disse que o governo vai apostar em ações coordenadas para driblar o difícil problema da fome. “Estaremos com um conjunto de ações coordenadas contra o combate à fome (..) No governo essencialmente popular que vamos construir, sob a liderança de Jerônimo, estaremos tratando com muito cuidado dessa pauta da fome com um conjunto de políticas, programas e ações articuladas para preencher as lacunas que existem tanto no campo quanto na cidade”, garantiu Tiago.
A primeira secretária anunciada foi Ângela Guimarães para a pasta da Igualdade Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Eduardo Sodré Martins foi nomeado secretário de Meio Ambiente (Sema).
Conforme o Portal A TARDE já havia adiantado, o deputado estadual Osni (PT) vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pasta que já passou pelo então governador eleito. Na sequência, Jerônimo destacou a importância da representatividade ao ter uma secretária LGBTQIA+ ao anunciar o nome de Larissa Gomes Moraes, como titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).
Atual diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculado à pasta que vai assumir, Larissa disse, em entrevista ao Portal A TARDE, que a experiência do órgão vai ajudá-la na nova gestão. “Tem tudo a ver, nós mexemos com água, com saneamento, com a vida das pessoas", afirmou. Por ter viajado e conhecer o interior baiano, Larissa diz que “conseguiu ver de perto a realidade de quem não vive na grande capital e a falta que faz a água na vida da pessoa”.
José Antônio Maia Gonçalves continua como Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). E, pela primeira vez, a Bahia terá uma procuradora-geral mulher, a advogada Bárbara Camardelli Loi. Em seu discurso, ela se disse orgulhosa pelo novo cargo e prometeu um mandato focado na defesa do Estado.
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder governista da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi reconduzido ao posto.
O governador eleito disse ainda que deve divulgar os últimos nomes da equipe entre o período de Natal e Ano Novo. Já foram anunciados na última segunda-feira, 19, as escolhas de Adolpho Loyola para Chefia de Gabinete do Governador, Afonso Florense (Casa Civil), Adélia Pinheiro (Educação), Roberta Santana (Saúde), Fábya Reis (Desenvolvimento Social), Manoel Vitório (Fazenda), Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), Sergio Brito (Infraestrutura), Tum (Agricultura), Luiz Caetano (Relações Institucionais) e Maurício Bacelar (Turismo).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes