Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
22/12/2022 às 9:54 • Atualizada em 22/12/2022 às 12:30 - há XX semanas | Autor: Bianca Carneiro E Eduardo Tito

SEGUNDO ANÚNCIO

Jerônimo anuncia mais cinco nomes para secretarias de governo

Governador eleito também divulgou titular da PGE, duas coordenações e liderança na Alba

Cerimônia ocorreu na Desenbahia, sede da equipe de transição do governo
Cerimônia ocorreu na Desenbahia, sede da equipe de transição do governo -

O governador diplomado na Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou na manhã desta quinta-feira, 22, os nomes de novos secretários e superintendentes da sua equipe de governo que inicia no dia 1º de janeiro. Ao todo, foram divulgados cinco titulares de secretarias, além de Procuradoria Geral do Estado (PGE) - que será ocupada pela primeira vez por uma mulher - e mais duas coordenações. A cerimônia ocorreu em Salvador, na Desenbahia, sede da equipe de transição.

>>> Confira quem são as lideranças anunciadas por Jerônimo

Falando sobre a necessidade de fazer a juventude acompanhar o governo, sobretudo, na área da tecnologia, Jerônimo anunciou primeiro as duas coordenações. Nivaldo Millet foi nomeado coordenador geral de políticas para juventude na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e Tiago Pereira da Costa, coordenador geral do programa Bahia Sem Fome, ligado à Casa Civil.

Representando a proposta de Jerônimo em ter mais jovens no governo, Nivaldo Millet, coordenador de Políticas da Juventude, disse que recebe o cargo com muita felicidade. Segundo ele, a primeira ação da sua gestão será promover uma conferência da juventude, para atender, sobretudo, a população do interior.

“Nosso caminho será nesse sentido, primeiro estudando a aproximação de programas que já existem, e pensando em novos programas. Queremos rodar a Bahia, porque é um estado com uma dimensão gigante, mas que ainda não tem políticas conceituadas de juventude em todos os municípios. Então o movimento inicial que nós faremos é convocar uma conferência de juventude, para que a juventude do estado possa falar e ser escutada, garantir a eleição do conselho, que assume uma nova direção no próximo ano e também garantir que essa juventude se sinta parte deste processo”, explicou, ao Portal A TARDE.

Ainda segundo Nivaldo, a proposta é também levar mais jovens para cargos de liderança em outras secretarias e instituições públicas. “Para que a gente consiga fazer a intersecção dos sistemas e consiga compreender que a juventude quer um edital específico na Secretaria de Cultura, por exemplo, e isso também está colocado em outras secretarias.

Já Tiago disse que o governo vai apostar em ações coordenadas para driblar o difícil problema da fome. “Estaremos com um conjunto de ações coordenadas contra o combate à fome (..) No governo essencialmente popular que vamos construir, sob a liderança de Jerônimo, estaremos tratando com muito cuidado dessa pauta da fome com um conjunto de políticas, programas e ações articuladas para preencher as lacunas que existem tanto no campo quanto na cidade”, garantiu Tiago.

A primeira secretária anunciada foi Ângela Guimarães para a pasta da Igualdade Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Eduardo Sodré Martins foi nomeado secretário de Meio Ambiente (Sema).

Conforme o Portal A TARDEhavia adiantado, o deputado estadual Osni (PT) vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pasta que já passou pelo então governador eleito. Na sequência, Jerônimo destacou a importância da representatividade ao ter uma secretária LGBTQIA+ ao anunciar o nome de Larissa Gomes Moraes, como titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Atual diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculado à pasta que vai assumir, Larissa disse, em entrevista ao Portal A TARDE, que a experiência do órgão vai ajudá-la na nova gestão. “Tem tudo a ver, nós mexemos com água, com saneamento, com a vida das pessoas", afirmou. Por ter viajado e conhecer o interior baiano, Larissa diz que “conseguiu ver de perto a realidade de quem não vive na grande capital e a falta que faz a água na vida da pessoa”.

José Antônio Maia Gonçalves continua como Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). E, pela primeira vez, a Bahia terá uma procuradora-geral mulher, a advogada Bárbara Camardelli Loi. Em seu discurso, ela se disse orgulhosa pelo novo cargo e prometeu um mandato focado na defesa do Estado.

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder governista da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi reconduzido ao posto.

O governador eleito disse ainda que deve divulgar os últimos nomes da equipe entre o período de Natal e Ano Novo. Já foram anunciados na última segunda-feira, 19, as escolhas de Adolpho Loyola para Chefia de Gabinete do Governador, Afonso Florense (Casa Civil), Adélia Pinheiro (Educação), Roberta Santana (Saúde), Fábya Reis (Desenvolvimento Social), Manoel Vitório (Fazenda), Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), Sergio Brito (Infraestrutura), Tum (Agricultura), Luiz Caetano (Relações Institucionais) e Maurício Bacelar (Turismo).

Assuntos relacionados

Governador Jerônimo Rodrigues Governo da Bahia novas secretárias novos secretários

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Governador Jerônimo Rodrigues Governo da Bahia novas secretárias novos secretários

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Governador Jerônimo Rodrigues Governo da Bahia novas secretárias novos secretários

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cerimônia ocorreu na Desenbahia, sede da equipe de transição do governo
Play

“Não vou querer policial tendo torcida nas eleições”, alerta Jerônimo

Cerimônia ocorreu na Desenbahia, sede da equipe de transição do governo
Play

Jerônimo alfineta sindicatos: "Os respeito e quero ser respeitado"

Cerimônia ocorreu na Desenbahia, sede da equipe de transição do governo
Play

"Tudo o que nós fazemos é pela vida”, diz Jerônimo a policiais

Cerimônia ocorreu na Desenbahia, sede da equipe de transição do governo
Play

Cresce incômodo de Jerônimo com consórcio da Ponte Salvador-Itaparica

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA