POLÍTICA
Jerônimo diz que empresas podem anunciar ida para a Bahia até junho
Governador busca oferecer condições para instalação de fábricas chinesas na Bahia
Por Da Redação
Em sua viagem à China para atrair investimentos para a Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que suas visitas para as empresas Sinoma e Goldwind foram produtivas e espera que até junho possa ter um retorno sobre a ida destas para o estado.
>> Ida de Jerônimo à China não afastou alinhamento, afirma Geraldo Júnior
Durante reunião realizada em Pequim, na China, nesta segunda-feira, 31, a Sinoma Blade, maior fabricante de hélices usadas para produzir energia eólica do mundo, confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari. O projeto, oficializado na presença de Jerônimo e do diretor-geral da empresa, Li Xinhua, já foi objeto de um protocolo assinado em Salvador, no mês passado.
A Sinoma Blade faz parte de um grupo empresarial Chinês especializado na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais especiais usados na construção de diversos produtos, desde telas de celular até naves espaciais. A empresa possui a mais avançada tecnologia de hélices para produção eólica da atualidade, e usará essa tecnologia na fábrica que pretende instalar na Bahia.
"Essa é uma boa notícia que levamos para a Bahia, uma fábrica fruto do investimento chinês vai gerar empregos, renda e desenvolvimento, dinamizando ainda mais a economia de nosso estado, que vem se destacando na geração de energia limpa", explicou o governador.
Ainda durante a reunião em Pequim, Jerônimo Rodrigues garantiu todo o esforço do Governo do Estado para apoiar a instalação da fábrica, que se compromete a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos.
"Nós oferecemos todas as condições possíveis, incentivos, condições de infraestrutura, logística, mão-de-obra, tudo aquilo que a gente pode qualificar de forma conjunta. Estamos com a expectativa de que, até meio do ano, tenhamos boas notícias de implantação de mais um parque industrial para energia éolica. Além dos empregos, colocar a Bahia em seu devido lugar, justo e merecido, de um grande produtor de energia renovável", afirmou.
Ainda na agenda desta segunda-feira, a comitiva baiana esteve na sede da Goldwind, fabricante de aerogeradores e componentes de torres, que também administra parques eólicos. A empresa tem 40 torres em instalação na cidade de Terra Nova, e projeto de implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.
"Queremos colocar a Bahia no merecido lugar de destaque de maior produtor de energia limpa do Brasil e aproveitar esse movimento para criar parcerias, por exemplo, na área de Educação, usando nossas escolas de ensino profissionalizante em parceria com essas empresas para capacitarem jovens para trabalhar nessa cadeia produtiva", destacou o governador.
Também participaram das reuniões os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.
Nesta terça-feira, 4, a comitiva baiana permanece em Pequim, onde terá reuniões com empresas da área de Infraestrutura.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes