BAHIA
Lei obriga que ônibus intermunicipais ofereçam assentos infantis
Nova regra indica que cada ônibus deve reservar no mínimo quatro assentos para instalação dos equipamentos
Por Flávia Requião

Empresas de ônibus intermunicipais e estaduais da Bahia serão obrigadas a disponibilizar cadeiras de segurança para bebês e crianças pequenas. A lei foi estabelecida pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta terça-feira, 30.
A medida, promulgada pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), prevê que os veículos de transporte oferte assentos infantis, bebês conforto para crianças de 0 até 1 ano de idade ou 13 kg; e cadeirinhas de segurança, para menores de 1 a 7 anos e meio.
A nova regra também indica que cada ônibus deve reservar no mínimo quatro assentos para instalação dos equipamentos, sendo dois assentos para o bebê conforto e outros dois para a cadeirinha.
“A utilização do bebê conforto ou cadeirinha ocorrerá de acordo com a faixa etária, altura e peso evitando que, em caso de acidentes, as crianças sofram maior deslocamento no veículo ou sejam arremessadas para fora”, detalhou a lei.
A fiscalização da ordem será realizada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) e está autorizada a aplicar penalidades previstas.
O controle será feito nos terminais rodoviários, na saída dos veículos, e em blitz realizadas nas estradas. Em caso de não cumprimento, as empresas terão que pagar uma multa entre dois e quatro salários mínimos.
A Lei entra em vigor nesta terça-feira, 30, conforme indicou o texto publicado no Diário Oficial da Casa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes