MOBILIDADE
Metrô: estação do Campo grande ganha apoio de Lula e prazo para início
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na manhã desta quinta que Governo do Estado dará a ordem de serviço na próxima segunda, 9
Por Flávia Requião

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na manhã desta quinta-feira, 5, que o governo da Bahia dará a ordem de serviço na próxima segunda, 9, para a publicação do edital que viabilizará o início das obras da Estação Campo Grande, do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL)
“O governador Jerônimo Rodrigues (PT), que fez uma parceria com o presidente Lula, publicará a licitação para chegar ao metrô em Campo Grande”, declarou durante entrevista no Jornal da Manhã, da Rede Bahia.
Como detalhou Rui Costa, o cronograma prevê 90 dias para a licitação após a publicação do edital, além de um prazo adicional de seis meses para o desenvolvimento do projeto detalhado.
Leia Também:
A expectativa, segundo o ministro, é que as obras para a ampliação do modal comecem no início do ano que vem.
Estação Campo Grande
A Expansão Sul, que também já vem sendo tratada como “tramo IV da Linha 1”, levará o Metrô ao bairro do Campo Grande. O projeto já passou pela parte dos estudos, que iniciou no ano passado, e pela sondagem, realizada a partir de dezembro de 2023 pela empresa GS Engenharia e Consultoria Ltda., no subterrâneo do Centro Antigo de Salvador.
Inicialmente, a Expansão Sul previa uma ampliação ainda maior do sistema, com estações também nos bairros da Graça e da Barra. No entanto, até o momento, por conta do alto custo do projeto, a prioridade do governo Jerônimo é focar na estação Campo Grande.
Ao todo, a previsão é que o custo da obra seja avaliado em R$ 1,41 bilhão.
Estação mais funda do metrô
Com a aprovação de recursos por parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Estação Campo será no subsolo da cidade, com uma profundidade recorde.
Atualmente, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas possui apenas duas paradas no subterrâneo da capital baiana: as estações Campo da Pólvora e Lapa.
De acordo com o anteprojeto do Tramo 4 da Linha 1 (também chamado de “Expansão Sul) do SMLS, obtido pelo Portal A TARDE, a tendência é que a Estação Campo Grande tenha pelo menos cinco pavimentos no subterrâneo do Centro Antigo de Salvador, podendo chegar a até 60 metros de profundidade.
Estação mais profunda
Atualmente, a estação em funcionamento mais profunda de Salvador é a do Campo da Pólvora, que possui três pavimentos no subterrâneo da cidade, em uma profundidade de 34 metros, conforme dados oficiais da CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes