Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OUTUBRO ROSA

Monumentos de Salvador recebem iluminação destacando combate ao câncer

A ação segue até o dia 31 de outubro

Por Da Redação

04/10/2023 - 9:22 h
Imagem ilustrativa da imagem Monumentos de Salvador recebem iluminação destacando combate ao câncer
-

O mês de combate ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero terá destaque em equipamentos municipais neste mÊs de outubro. Os viadutos do BRT, o Elevador Lacerda, a Fonte Luminosa na Praça da Sé e o prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Comércio, estão com uma iluminação especial que iniciou na última segunda-feira, 2, em alusão à campanha do Outubro Rosa. A ação segue até o dia 31 de outubro.

A iniciativa é promovida pelas secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), de Educação (Smed) e Saúde (SMS) em parceria com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A Smed está engajada na campanha com a instalação de 64 refletores que iluminam a fachada do órgão, que receberam os filtros de cor rosa. Na parte interna, a secretaria fez a aplicação de placas decorativas nos andares com o laço rosa, além das ações de mobilização interna no órgão.

"É muito importante trabalhar a conscientização acerca do câncer de mama e do colo do útero, uma doença de alta incidência no Brasil e cuja cura depende da detecção precoce. Assim, estamos adotando essas ações que reforçam e relembram a importância da prevenção", afirma o titular da Smed, Thiago Dantas.

O diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, destaca o trabalho da autarquia de engajamento na campanha. “Nosso objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, já que entendemos a importância de sensibilizar para contribuir com a redução da mortalidade. Os monumentos da cidade estão lindos e fortalecendo a luta contra o câncer”, enfatiza.

Prevenir é necessário - Realizar frequentemente o autoexame facilita a percepção de quaisquer alterações, como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, entre outros sintomas, fornecendo à possível paciente uma maior chance de cura.

Segundo pesquisa feita em 2021 pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil ocupa a terceira posição do ranking de países com maior incidência de câncer do colo do útero. Para o ano de 2022, foram estimados 16.710 novos casos, o que representa 15,38 casos a cada 100 mil mulheres no país. Já em relação ao câncer de mama, estima-se que no triênio 2020/2023 foram diagnosticados no país 66.280 novos casos, 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

“A detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Ações como essa, alinhada com a Dsip, é mais uma forma, desenvolvida pela Prefeitura, para chamar a atenção e lembrar as mulheres que o primeiro passo é o autoexame,” conclui Fernanda Lordêlo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

câncer de mama câncer do colo do útero iluminação pública outubro rosa prevenção

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA