CONFIRA
Obras do Parque Aeroespacial da Bahia devem começar em meados de 2025
Em visita ao Grupo A TARDE, o secretário da Secti detalhou em que etapa se encontra o processo de início da construção da estrutura
Por Flávia Requião
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro, antecipou em conversa exclusiva com o Portal A TARDE, na manhã desta quarta-feira, 10, que o início das obras do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia deve ocorrer no meio de 2025.
Conforme detalhou o líder da pasta, a implantação, oficializada no início deste ano durante evento no SENAI Cimatec, em Salvador, com a presença do presidente Lula (PT), é um processo complexo e bem grande.
“Vai demorar um pouco, mais do que a gente estava pensando no início, porque a complexidade do projeto é muito grande, não é uma coisa tão simples assim. Estar interferindo em uma zona de uso especial, prevista no plano diretor, para ser o aeroportuário. Então você vai colocar ali indústria e centro de pesquisa, a gente precisa rever e fazer estudos”, declarou, durante visita ao Grupo A TARDE.
“O prazo era para o final deste ano e para o ano que vem a gente já estaria fazendo obra. Eu acho que vai ser um pouco difícil de cumprir justamente pela questão burocrática no município. Alterar o plano diretor não é uma coisa assim de alterar, a LOUOS [Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo] também. Então a gente imagina aí que no meio do ano que vem. Não é um cronograma feito, mas pela minha experiência de implantação de projetos. No meio do ano que vem a gente já deve estar com alguma coisa acontecendo e o prazo final para finalizar leva mais um ano de obra.Tem que recuperar os galpões que já estão lá e construir novas à medida que as empresas vão chegando”, ressaltou.
Andre também citou algumas etapas que já estão em processo e outras que estão para começar.
“Um master plan [ferramenta de planejamento físico-espacial de uma cidade ou de parte dela] já ficou pronto, mas agora a gente vai enfrentar a burocracia municipal para a revisão do plano diretor para que aquela zona de uso especial, que é aeroportuária, possa receber esse tipo de empreendimento. Então tem que ter uma uma revisão no plano diretor do município, mais uma revisão da Lous, para definir os parâmetros de instalação, para que a gente possa pedir o alvará e implantar o empreendimento, já estamos lá no finalzinho, aí acho que mais uns 15 ou 20 dias a gente tem ele [master plan] pronto. Definindo governança, as tratativas de transferência de terreno para o CIMATEC para fazer a operação”, afirmou.
Após entrevista com o Portal, o secretário ainda participou de um bate-papo no programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM. (Ouça aqui).
Parque Tecnológico Aeroespacial
O projeto, fruto de parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o estado da Bahia e o centro tecnológico, será criado na Base Aérea de Salvador, em uma área de 890 mil metros quadrados, que foi cedida pela União.
O Senai e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial vão fazer a gestão do parque.
A ideia da iniciativa é incentivar o ensino, a realização de pesquisas avançadas e a inovação no campo aeroespacial. Drones, carros voadores, aviação civil, defesa e satélites estão no plano.
A assinatura do acordo de criação do Parque foi realizada em janeiro. Na ocasião, Lula comemorou o lançamento do parque tecnológico, que faz parte do Novo PAC. De acordo com o Planalto, devem ser investidos R$ 650 milhões na construção do parque aeroespacial em Salvador e um valor parecido em equipamentos e laboratórios.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes