NO GOVERNO LULA
Patrícia Pataxó crê em solução para demarcação de terras indígenas
Pataxó tomou posse como superintendente de políticas para povos indígenas da Bahia nesta terça
Por Fernando Valverde e João Guerra
A superintendente de Políticas para Povos Indígenas na Bahia, Patrícia Pataxó, comemorou o novo cenário que se vislumbra para as questões dos povos originários com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. De acordo com elas, temas como demarcação de terras indígenas, bem como a saúde dessa população receberão uma melhor atenção, diferente da forma como foi tratada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Temos hoje o ministério que foi criado, dos povos originários, que vai coordenar toda essa política dos índios do Brasil, assim como também nós temos à frente hoje da saúde indígena [o Ministério da Saúde] também um indígena também, como também temos um indígena na FUNAI, que vai ver todo esse processo demarcatório que cabe ao governo federal”.
Perguntada sobre como mudar a imagem criada pela gestão Bolsonaro do indígena como um risco para o desenvolvimento do país e que retardou a discussão a respeito da demarcação de territórios indígenas, a superintendente crê que, no novo governo, o presidente Lula já deixou claro que dará protagonismo aos temas dos povos originários resolvendo logo a questão fundiária para essa população.
“Nós temos vários processos de demarcações que bastam o ato de assinatura para estarem homologados e demarcadas essas terras. Mas isso cale ao governo federal e a gente vem com a expectativa quanto a isso. Os povos indígenas nunca foram empecilhos e não serão empecilho para o desenvolvimento do país”, explica.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes