Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

PDDU deve voltar a ser discutido após eleições, estima Bruno Reis

Plano ganhou novo prazo e deve ser atualizado após 10 anos, conforme estabelece o Estatuto da Cidade

Por Gabriela Araújo

28/06/2024 - 20:32 h
Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Prefeito de Salvador, Bruno Reis -

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador, que esclarece sobre as políticas de desenvolvimento e a expansão urbana da cidade, completou oito anos neste mês de junho. O projeto, que deve ser apresentado pelo Executivo municipal, e passar pela apreciação dos vereadores, ainda não chegou à Casa Legislativa.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) explicou, nesta sexta-feira, 28, que a demora para a entrega deve-se à extensão do prazo firmado pelo o estatuto da cidade e culpou a pandemia da Covid-19 pela “retração de novos processos de saneamento da cidade”.

“O PDDU foi sancionado em junho de 2016 e previa uma atualização com 8 anos. Então, por tanto, a partir de agora, de 2024, o Estatuto das Cidades prevê a atualização com 10 anos. [...]. Passamos, praticamente, dois anos com pedidos novos de licenciamento. Então, agora, a gente tem uma quantidade grande de empreendimentos que foram licenciados e estão sendo licenciados”, disse, após a entrega da requalificação do Mercado IAÔ, na Ribeira.

Em entrevista à imprensa, o chefe do Executivo afirmou que o documento deve ser concluído após as eleições, em virtude do novo prazo.

“Logo que passar as eleições, nós vamos iniciar esses debates com a sociedade, através de audiências públicas. Quem venha a ser o novo prefeito, eu ou um outro, terá a missão de, logo no início de 2025, concluir o PDDU com o que pensar, com as suas ideias”, afirmou.

O levantamento sobre os novos licenciamentos ambientais, contudo, já estão sob avaliação de “uma consultoria para fazer a revisão dos estudos”, disse.

PDDU

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do município. Ela organiza o crescimento e o funcionamento do município e, basicamente, nele está contido o planejamento da cidade.

O instrumento está fundamentado na Constituição Federal, Constituição do Estado da Bahia, da Lei Orgânica do Município de Salvador (LOM), e da Lei Federal nº. 10.257, de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade.

O PDDU em vigor foi aprovado pela Câmara através da Lei 7.400/2008, e deve ser revisto e atualizado no prazo máximo de oito anos, após a sua última aprovação, podendo sofrer complementações e ajustamentos antes desse prazo, como diz o artigo 75 do LOM.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

desenvolvimento urbano Legislação Urbana PDDU Planejamento Municipal Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x