BAHIA
Pedro Maia recebe Comenda 2 de Julho em sessão concorrida na Alba
Procurador-geral foi prestigiado pela classe política baiana, com representantes do governo e da oposição
Por Lula Bonfim
Em sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira, 2, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) concedeu sua principal honraria, a Comenda 2 de Julho, ao procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, titular do Ministério Público do Estado (MP-BA).
A cerimônia ocorreu no plenário da Alba, com a presença de diversas lideranças políticas do estado, como o presidente da Casa, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD); o vice-governador Geraldo Júnior (MDB); e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil); além de empresários, como a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez.
Pedro Maia falou com exclusividade ao Portal A TARDE sobre a sensação de ser homenageado com a maior honraria do Poder Legislativo baiano.
“A Assembleia Legislativa da Bahia é a legítima representante do povo baiano, com todo o simbolismo, tanto da casa legislativa que representa o povo baiano, quanto do 2 de julho, que é a data da nossa independência, a independência do Brasil na Bahia, a data histórica para quem é baiano como eu. Então, é uma emoção indescritível. Redobra, realmente, minha disposição para trabalhar pelo povo baiano, por essa terra, como promotor de Justiça, como procurador-geral de Justiça. Eu fiquei realmente honrado pelos discursos, pela solenidade, pela outorga da medalha e com o coração explodindo de alegria com a presença de todos os amigos queridos neste plenário, nesta sessão”, declarou o homenageado.
O autor da proposta de honraria para Pedro Maia, o deputado estadual Vitor Azevedo (PL), lembrou a história de 20 anos do homenageado no MP-BA e citou que possui, desde o início, uma relação pessoal com ele.
"Fico feliz em entregar esta homenagem, a Comenda 2 de Julho, não só ao procurador-geral Pedro Maia, mas ao amigo de longas datas Pedro Maia. O que me motivou foi ter acompanhado toda a sua trajetória, desde a entrada no Ministério Público, quando ele entrou junto à minha esposa em 2004, até agora, com sua eleição na lista tríplice, com quase unanimidade. E aí o governador Jerônimo fez justiça, conduziu de forma muito democrática esse processo de escolha dele. Então, eu achei que, também por justiça, eu deveria propor essa homenagem da Comenda 2 de Julho a ele", explicou Azevedo.
Bruno Reis ainda apontou que Pedro Maia, antes de ser escolhido por Jerônimo para assumir a Procuradoria-Geral de Justiça, já havia sido o mais votado pelos promotores baianos em outras oportunidades.
“Sem sombra de dúvidas, o Dr. Pedro Maia é uma das revelações do Ministério Público da Bahia, representa uma renovação com qualidade que ocorre no Ministério Público. Ele, que por diversas vezes integrou a lista tríplice como o mais votado pela categoria para ocupar esta posição e, há um ano, vem desempenhando com muita sabedoria, garantindo avanços e conquistas importantes para o Ministério Público, que tem o papel de fiscalizar, de exigir o cumprimento das leis. Então, hoje a Assembleia presta uma merecida e justa homenagem. Eu tenho certeza que isso só vai comprometer ainda mais o nosso procurador Pedro Maia, para que ele possa fazer um trabalho ainda melhor do que o que vem realizando”, disse o prefeito de Salvador.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes