BAHIA
Prefeito diz que Plano de Segurança será elaborado com a "cidade"
Prefeito fez acenos ao Governo da Bahia, e ressaltou que a responsabilidade sobre tema é do governo da Bahia
Por Eduardo Dias e Gabriela Araújo
Minutos após a aprovação do Conselho Municipal de Segurança Pública na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) comentou nesta quarta-feira, 13, sobre a elaboração do Plano Municipal de Segurança, conforme condiciona o projeto. A medida aprovada na Casa Legislativa é um dos passos que o Executivo deve fazer para receber recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), do governo federal.
“Na verdade, nós estamos contratando uma consultoria para a elaboração do plano. A questão do Conselho era uma das formalidades que nós precisávamos preencher para receber os recursos do Fundo Nacional de Segurança. Nós fizemos as inscrições, os projetos e os programas de Salvador, no tempo correto, apresentamos todas as documentações e estamos habilitados no ponto de vista técnico para o recebimento dos recursos", contou o gestor municipal ao Portal A TARDE.
O chefe do Executivo municipal ainda afirmou que os próximos passos para aquisição de recursos do Fundo Nacional de Segurança é a criação de "um CNPJ, ter personalidade jurídica e abrir uma conta para receber esses recursos”.
Na oportunidade, o prefeito também frisou que as discussões sobre a elaboração do plano municipal de segurança será junto com "a cidade". Na ocasião, ele fez acenos ao Governo da Bahia, sob comando do governador Jerônimo Rodrigues (PT), mas ressaltou que a responsabilidade sobre a Segurança Pública cabe ao Estado.
“A gente precisa deixar isso muito claro que segurança é uma responsabilidade do Estado. Porém, a Prefeitura pode ajudar, a prefeitura sempre esteve à disposição para ajudar, seja com todas as ações que faz parte da prevenção da segurança, que vai desde a educação, cultura, esporte e lazer, chegando a atuação da Guarda Civil Municipal", disse.
"Com mais recursos, a gente vai poder ampliar com mais ações, ampliar ainda a nossa área de atuação. O Governo do Estado sabe que a Prefeitura sempre esteve e estará à disposição para dentro das suas capacidades e competências poder atuar para resolver este, que infelizmente, é o maior problema desta cidade", concluiu.
O gestor participa nesta quarta-feira, 13, da apresentação final do projeto "Lembranças por Salvador", onde serão apresentadas cartas feitas por ex-prefeitos para melhoria da cidade.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes