Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
10/07/2024 às 13:06 - há XX semanas | Autor: Flávia Requião

SAIBA DETALHES

Prefeitura abre licitação para nova estrutura no Mané Dendê; confira

Prazo para realização do serviço será de 10 meses

Primeira unidade Cras Modelo  inaugurada em Salvador
Primeira unidade Cras Modelo inaugurada em Salvador -

A comunidade Mané Dendê, localizada no bairro de Ilha Amarela, em Salvador ganhará uma nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O investimento de R$ 4.490.864,4 é proveniente do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de Salvador e do governo do Estado.

Em documento de abertura de licitação para a contratação de uma empresa para execução da obra de Implantação do CRAS, que o Portal A TARDE teve acesso, indica que o prazo para realização do serviço será de 10 meses, contados a partir da data da assinatura da Ordem de início das obras. Já o contrato com a instituição responsável terá um período de 360 dias.

Leia mais
>> Ecoponto, 20 sobrados e teleférico destacam nova etapa do Mané Dendê
>> Projeto do teleférico do Subúrbio avança e já tem prazo de entrega

O equipamento municipal tem como objetivo fomentar políticas públicas relacionadas à ordem pública do município e melhorar o bem-estar populacional. Segundo o texto, “entende-se viável a contratação proposta em função da necessidade de aprimorar a oferta de serviços prestados pelos CRAS em todo território municipal [...] através de estruturas físicas adequadas e modernas que prezam pelo bem público e atendimento de qualidade aos assistidos da política de assistência social”.

Com a justificativa, a prefeitura indicou que o projeto busca seguir os seguintes princípios: a Promoção da Acessibilidade Universal e Mobilidade Urbana; criação de novos espaços para a convivência e lazer e áreas verdes; melhoria das condições de serviços públicos e infraestrutura urbana, como a coleta de lixo; melhoria da imagem e ambiente urbano.

CRAS

O Centro de Referência é uma unidade pública que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário visando a orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar. Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras.

Leia mais
>> CRAS itinerante leva serviços assistenciais à Ilha de Maria Guarda
>> Primeira unidade Cras Modelo é inaugurada em Salvador

Cada unidade conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de Salvador e do governo do Estado.

O CRAS é responsável por desenvolver as ações do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), através de serviços de acolhimento, acompanhamento sociofamiliar, atividades socioeducativas com famílias no contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Entre os atendimentos estão: atendimento psicossocial; visitas domiciliares e institucionais; encaminhamentos à rede socioeducativa com famílias no contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo; campanhas socioeducativas; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.

O principal público alvo da estrutura são famílias, seus membros e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social como:Beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF; Extrema Pobreza e Pobreza;Privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos); Fragilização de Vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).

Ao todo, o CRAS está presente em 28 bairros em Salvador, entre eles Bairro da Paz, Boca do Rio, Valéria, Brotas, Cajazeiras, entre outros.

Assuntos relacionados

assistência social Infraestrutura Urbana investimento público Salvador

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

assistência social Infraestrutura Urbana investimento público Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

assistência social Infraestrutura Urbana investimento público Salvador

Publicações Relacionadas

A tarde play
Primeira unidade Cras Modelo  inaugurada em Salvador
Play

Cresce incômodo de Jerônimo com consórcio da Ponte Salvador-Itaparica

Primeira unidade Cras Modelo  inaugurada em Salvador
Play

Jerônimo Rodrigues assina acordo de compra dos trens do VLT

Primeira unidade Cras Modelo  inaugurada em Salvador
Play

Pan American Energy inaugura Complexo Eólico Novo Horizonte

Primeira unidade Cras Modelo  inaugurada em Salvador
Play

Lula chega ao 2 de Julho para desfile com Jerônimo e aliados

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA