TRANSPORTE PÚBLICO
Projeto do teleférico do Subúrbio avança e já tem prazo de entrega
Projeto está sendo desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF)
![Novo modal é uma das promessas do prefeito Bruno Reis (União Brasil)](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1260000/1200x720/Prefeitura-contrata-empresa-para-elaboracao-de-pro0126899000202405031831-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1260000%2FPrefeitura-contrata-empresa-para-elaboracao-de-pro0126899000202405031831.webp%3Fxid%3D6278958%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721174373&xid=6278958)
O projeto do teleférico que ligará o Subúrbio Ferroviário ao bairro de Pirajá, em Salvador, deve ser concluído no mês de agosto. O novo equipamento é uma das promessas do prefeito Bruno Reis (União Brasil) feita no dia 2 de fevereiro, durante a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Salvador (CMS).
O prazo foi estipulado pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, que garantiu que a elaboração da proposta “está bem adiantada” e contou os próximos passos do projeto.
“A gente já está no cálculo estrutural. Claro que a gente teve que contratar um escritório que tem uma expertise em cálculo de teleférico que tem todas as torres”, disse Scofield.
Em maio, como noticiado pelo Portal A TARDE, a gestão municipal contratou, com dispensa de licitação, a empresa MD Engenheiros Associados S/S. para construir o projeto estrutural das fundações das 27 Torres do Teleférico Salvador, intitulada de “Linha 1 de sustentação dos cabos”. A ideia inicial é que o equipamento faça a ligação entre os bairros de Praia Grande a Campinas de Pirajá, com acesso ao sistema metroviário.
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A fundação, contudo, aguarda a entrega do estudo para iniciar o processo de licitação do novo modal que deve ficar pronto em 2027.
“Eles entregando e a gente terminando o projeto da parte hidráulica e estrutural a gente vai tá com o projeto pronto para poder licitar. Então, acho que em um mês e meio a gente pode publicar as imagens”, afirmou.
O equipamento custará R$ 450 milhões, segundo o chefe do Executivo municipal, receberá recursos do CARF (Conselho de Administração de Recursos Fiscais) e já consta no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O novo transporte público terá a capacidade de atender 60 mil pessoas por dia e terá quatro estações:
Estação 1: Campinas de Pirajá;
Estação 2: Pirajá;
Estação 3: Mané Dendê;
Estação 4: Praia Grande.
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