REFORMA AGRÁRIA
Presidente da FAEB defende direito de propriedade de produtores rurais
Humberto Miranda falou sobre importância da reforma agrária nos trâmites da lei
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, falou sobre a importância da reforma agrária nos trâmites da lei. Em reunião de produtores rurais na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), ele destacou a necessidade de defender o direito de propriedade e a defesa da vida dos profissionais do campo.
"A gente está vivendo um dia histórico aqui, onde os produtores, de uma forma voluntária, se organizaram para estar aqui na casa da democracia da Bahia, que é a nossa Assembleia Legislativa para reivindicar uma coisa extremamente justa. A primeira delas, direito de propriedade, está prevista no artigo 5º da constituição. Segunda coisa, talvez a mais importante de todas, a defesa da vida das pessoas. Nós estamos aqui buscando um diálogo com todos os poderes constituídos, para que nós levemos paz ao campo, precisamos levar um clima de tranquilidade para trabalhadores e suas famílias, às comunidades rurais. Todo mundo sabe a importância que tem o setor agropecuário para a economia do nosso estado, para a geração de emprego, para a geração de renda", disse.
Ele reforçou em entrevista ao Portal A TARDE que a Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) defende a reforma agrária, desde que seja uma política pública estruturada.
"Nós somos 100% a favor da reforma agrária, como política pública estruturada, onde vocês peguem terras que estão improdutivas, comprem as terras nas mãos dos verdadeiros donos da terra, que têm o documento legítimo, assentem os pequenos trabalhadores e produtores rurais que queiram trabalhar, dê condição de assistência técnica, de extensão rural, de água, de energia, de infraestrutura para que essas pessoas possam ir para lá com condições de gerar renda, de viver dignamente dessa atividade. Essa é a verdadeira reforma agrária que nós todos, como brasileiros, como cidadãos, como baianos, não podemos ser contra", pontuou.
"A gente, como federação, apoia integralmente uma política decente e ordeira de reforma agrária. A invasão vai exatamente de encontro a isso. Não priorizar a defesa do patrimônio privado. Direito de propriedade é uniforme para todos", finalizou Miranda.
Nesta terça-feira, 25, proprietários baianos de empreendimentos no campo se reuniram no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia para defender medidas contra a invasão de terras no estado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes