BAHIA
Presidente do Benin se torna cidadão soteropolitano e recebe medalha
Homenagem foi feita pelo Câmara Municipal de Salvador, através do presidente Carlos Muniz (PSDB)
Por Gabriela Araújo
Em uma manhã sábado, dedicado às Yabás, nas religiões de matrizes africanas presente no Brasil, o presidente do Benin, Patrice Talon foi condecorado com duas importantes honrarias cedidas pela Câmara Municipal de Salvador (CMS): o título de cidadão soteropolitano e a Medalha Zumbi dos Palmares, de autoria do presidente do Legislativo, Carlos Muniz (PSDB).
“A ligação de Salvador e da Bahia com a cidade de Uidá [no Benin], possui uma forte influência nesta terra. […]. A cultura do Benin se confunde em Salvador desde a culinária até a religião, especialmente o candomblé. […]. O nosso profundo respeito a essa cidade e que neste momento sirva para estreitar os laços inspirando futuras gerações a valorizar e preservar a rica herança que compartilhamos”, afirmou Muniz, nesta manhã, 24, na Casa que leva o nome do país.
A Bahia, em especial Salvador, tem o berço da sua história construídas pelos beninenses, que desembarcaram na capital baiana de forma violenta, no período da escravidão.
Ao receber a honraria, Patrice Talon, afirmou que a sua emoção seria incapaz de se demonstrada em palavras.“Não sei se terei a força de me expressar porque estou muito emocionado. Muito obrigado a todos. Ao me tornar cidadão desta cidade, eu me sinto totalmente cidadão. […]. No primeiro momento, eu achei que estava na minha casa”, expressou Talon.
“Eu não preciso nem fazer teste de DNA para saber que muitos brasileiros da Bahia, eles tem o sangue do Benin. Eu disse ao presidente Lula e ao governador que, apesar dos laços históricos que nos unem a gente não conhece muito um ao outro”, acrescentou.
O chefe do Executivo do Benin ainda convidou publicamente o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), para conhecer o seu país e afirmou que “não vê a hora de recebê-los”.
Em discurso, Bruno Reis reforçou que a chegada do presidente do Benin na capital deve fortalecer “os laços” entre a cidade e o país.“É com muita alegria que Salvador e a Câmara presta essa homenagem. Mais uma vez, agradecemos a sua presença”, concluiu o gestor.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes