BAHIA
Prestes a assumir governo, Geraldo Jr. prega "alinhamento"
Vice-governador assume gestão estadual durante viagem de Jerônimo à China e repercute possíveis nomeações
Por Fernando Valverde e João Guerra
Com a ida do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à China na noite desta quarta, 29, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) assumirá a cadeira como governador em exercício nesta quinta, 30.
Já com pauta para a entrega de obras de recuperação do aeródromo de Itaberaba, Geraldinho afirmo que terá uma pauta intensa na próxima semana e que irá seguir o cronograma alinhado com Jerônimo.
"Teremos uma agenda que foi delineada com o governador Jerônimo Rodrigues e com o núcleo político do nosso governo. Uma agenda intens que percorrerá o interior da Bahia, com entregas em Itaberaba e Porto Seguro, e uma agenda intensa em Salvador na próxima semana com o anúncio de um roteiro de atividades, entregas e reuniões. O governador me deu a missão de acelerarmos o processo do Bahia Sem Fome e entregaremos mais cestas para pessoas em estado de vulnerabilidade e insuficiência alimentar", pontuou.
Geraldo voltou ainda a falar da necessidade de buscar unidade para as eleições em 2024, mirando os grandes centros como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador e revelou que não irá assumir nenhuma pasta, o que era especulado com a possível recriação do status de secretaria para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) para alocá-lo.
"Vamos brigar pela unidade da candidatura nos grandes municípios como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador. Vamos lutar por essa unidade dos partidos para que possamos vencer as eleições nos grandes centros urbanos. (...) Estou extremamente satisfeito na condição de vice-governador e estou gostando de compartilhar as diretrizes e ações do governo. O governador estabeleceu comigo uma política de compartilhar o governo e tomamos por decisão não assumir nenhuma dessas pastas para que pudessemos estar em todas as vertentes e ações tranversais da gestão".
Movimentação política
Após a nomeação do seu aliado próximo, o vereador Henrique Carballal (PDT), para o cargo na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Geraldo elogiou o edil e reafirmou a possibilidade de outros aliados serem contemplados dentro das nomeações restantes na estrutura do governo.
Um dos nomes pleiteados, o do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) está posto na mesa e fontes do A TARDE afirmam que uma proposta já teria sido feita pelo edil que é "bem quisto" pelo governador e tem sido presença constante nos eventos do governo, o que é encarado como "cheiro de nomeação".
"Todos aqueles aliados que tiveram com a gente no processo eleitoral, que vieram ao meu lado, foram abraçados por nosso grupo político. É hoje uma alegria muito grande pelo convite oficial ao vereador Henrique Carballal. Um ponta de lança que joga em qualquer posição", disse. "Joceval é um grande nome para a política de Salvador, para a Câmara Municipal e já mostrou que é um grande nome para a política do estado da Bahia".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes