CULTURA
Salvador terá nova Caixa Cultural em prédio histórico no Pelourinho
Unidade vai impulsionar programação cultural do Centro Histórico da capital baiana
Por Redação

Salvador deve ganhar uma nova unidade da Caixa Cultural no Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana. O acordo para viabilizar a instalação do local foi firmado nesta sexta-feira, 14, entre o governo Jerônimo Rodrigues (PT), a Caixa Econômica Federal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Leia Também:
No encontro, que contou com a presença daministra da Cultura, Margareth Menezes, também ficou estabelecido a aquisição, restauração, reforma e adaptação do edifício histórico Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, também conhecido como Casa Nobre ou Palacete Saldanha, localizado na Praça da Sé.
“Essa parceria agora vai proporcionar ao público baiano, que aprecia cultura, um novo e importante espaço. O Liceu das Artes é uma verdadeira joia, um espaço magnífico, e agora receberá essa transformação significativa. Acredito que essa parceria marcará um ponto de virada na circulação e no dinamismo cultural da região. Esse avanço também está alinhado com a visão do presidente Lula de fortalecer a cultura e promover iniciativas culturais em todos os lugares”, disse Margareth.
O processo de restauração do espaço e adaptação do edifício deve ser iniciado ainda neste semestre, conforme prevê o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“A Bahia merece esse espaço. A expectativa é que, dentro de um mês, um mês e meio, no máximo dois meses, esse espaço no Pelourinho seja oficialmente entregue à Caixa para que possa iniciar as reformas e a modernização. Com isso, em breve teremos mais um equipamento cultural em pleno funcionamento. Já contamos com o Centro Cultural Banco do Brasil e, agora, a Caixa Cultural vem para fortalecer ainda mais esse circuito de apoio e o investimento na cultura”, disse.
A unidade contará com um teatro, além de espaços para exposições artísticas, cinema, música, vivências e programas educativos. O objetivo é ampliar o acesso da população às manifestações culturais e artísticas, contribuindo para o fortalecimento do circuito cultural do centro histórico da capital baiana.
Para o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a parceria simboliza um avanço importante na expansão da atuação da instituição no setor cultural.
“Este convênio, firmado carrega uma forte simbologia e representa um marco significativo para a cultura baiana. Um dos principais aspectos dessa iniciativa é a ampliação da atuação da Caixa Cultural na Bahia. A unidade já existente, que recebe anualmente cerca de 40 mil visitantes, continuará funcionando, promovendo e dando visibilidade à cultura da Bahia e, em especial, de Salvador. Essa expansão fortalece ainda mais a presença da Caixa no fomento à cultura, consolidando seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural e artístico da Bahia”, disse.
A cerimônia de assinatura do termo contou ainda com as presenças do senador Jaques Wagner; do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, entre outras autoridades.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes