Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/04/2024 às 20:23 • Atualizada em 04/04/2024 às 21:49 - há XX semanas | Autor: VINICIUS PORTUGAL E CÁSSIO MOREIRA

BAHIA

Seminário na Alba discute regras para eleições municipais

Evento teve início nesta quinta-feira (4)

Imagem ilustrativa da imagem Seminário na Alba discute regras para eleições municipais
-

As eleições municipais de 2024, que elegeram prefeitos e vereadores, já são motivo de grande debate em diversos temas. Com isso, aconteceu nesta quinta-feira (4) o primeiro dia do Seminário Direito Eleitoral da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Congresso Nacional da ABRADEP 2024, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O evento tem como objetivo discutir os principais assuntos relevantes sobre as eleições que se avizinham, contando com a presença de especialistas nas mais diversas áreas.

Entre os especialistas, encontra-se o contador e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Guilherme Sturm, que participou da palestra "Prestação de Contas: Desafios e Perspectivas", presidida pela desembargadora do TRE-BA, Carina Canguçu. Ele aproveitou e fez alguns alertas aos políticos para não se envolverem em problemas na hora de escolher sua filiação partidária.

"Nós estamos no finalzinho, na reta final da janela partidária, e eu, se fosse pré-candidato ou pré-candidato, além de entender a matemática das sobras, a matemática de legenda ou o xadrez político do município, eu daria uma olhadinha no CNPJ e na situação das contas desse diretório para onde eu penso ou estão me convidando para ir, porque depois que fechou a janela, fechou a janela, e pode ser que eu tenha embarcado em uma fatia de queijo suíço”, alertou, já que partidos com problemas podem acabar gerando até a cassação do mandato do político filiado.

Outro assunto que está em alta durante essas eleições é o uso das inteligências artificiais, que vem se aperfeiçoando cada vez mais e pode ser uma arma potente e ao mesmo tempo perigosa nas mãos de políticos.

"Até chegou-se a admitir a boa mentira, o deep fake do bem, mas chegou-se à conclusão de que seria melhor não, até porque não se sabe o alcance daquilo. E nós vimos aí coisas importantes. Na eleição argentina, o peronista Sergio Massa foi vítima de uma manipulação digital de voz e imagem, em que o mesmo supostamente estaria a fazer uso de determinada droga. O próprio Milei se viu também traumado por uma cena em que ele elogiava Margaret Thatcher e, na sequência, aquela mulher elogiada por ele determinava a explosão do cruzador, como em 1982 da guerra das Malvinas, querendo exatamente expor os seus pensamentos. Como pode defender alguém que determina um ataque aos seus compatriotas? Estamos vendo agora em Maringá Silvio Barros, pré-candidato, lutando para que cesse a distribuição de arquivos, de áudios, em que o mesmo estaria dizendo, e não está, nunca esteve, que não seria mais pré-candidato", comentou o advogado, Tiago Ayres, na palestra "Propaganda Eleitoral na Internet: Desinformação, Influenciadores nas Eleições Livres, Uso da IA, Crimes de Ódio", com o desembargador Pedro Godinho como presidente da mesa.

Os seminários irão ocorrer até esta sexta-feira (5), com a seguinte programação: Lançamento da Escola da ABRADEP, das 9h às 9h30, Registro de Candidaturas, Federações e Coligações Partidárias e Sistemas Eleitorais, das 9h30 às 10h30, Cotas Raciais e de Gênero: Violência e Descumprimento Normativo das 10h45 às 11h45, e por fim, a palestra de encerramento das 11h45 às 12h30.

VEJA TAMBÉM:

>>>Advogado revela temor com IA’s nas eleições de 2024

Assuntos relacionados

ABRADEP 2024 direito eleitoral eleições municipais propaganda eleitoral regras eleitorais UPB

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ABRADEP 2024 direito eleitoral eleições municipais propaganda eleitoral regras eleitorais UPB

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

ABRADEP 2024 direito eleitoral eleições municipais propaganda eleitoral regras eleitorais UPB

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Cresce incômodo de Jerônimo com consórcio da Ponte Salvador-Itaparica

Play

Jerônimo Rodrigues assina acordo de compra dos trens do VLT

Play

Pan American Energy inaugura Complexo Eólico Novo Horizonte

Play

Lula chega ao 2 de Julho para desfile com Jerônimo e aliados

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA