BAHIA
Substituta da ViaBahia começa a ser debatida em audiência; saiba quando
Encontro será destinado a ouvir e colher informações da sociedade sobre melhorias para as rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528
Por Flávia Requião
![BR-324](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1300000/1200x720/Audiencia-sobre-edital-da-substituta-da-ViaBahia-o0130721600202502140922-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1300000%2FAudiencia-sobre-edital-da-substituta-da-ViaBahia-o0130721600202502140922.jpg%3Fxid%3D6556348%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739578656&xid=6556348)
O Ministério dos Transportes realizará no mês de março uma Audiência Pública que tratará sobre o edital para a licitação de contratação da nova concessão que será responsável pela administração das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528, antes administradas pela concessionária ViaBahia.
Conforme antecipou o Ministério ao Portal A TARDE, o encontro será destinado a ouvir e colher informações da sociedade sobre as questões envolvendo as melhorias para a região. A etapa precede a publicação do edital, que ainda não tem uma data de abertura.
O Ministério também detalhou que até o dia da audiência pública final haverá várias sessões. Ainda não há definição sobre os locais onde irão ocorrer os encontros. No entanto, a expectativa inicial é que elas sejam realizadas de forma virtual e presencial, em Brasília, na capital baiana e nas maiores cidades ao longo da rodovia.
Nova licitação
Segundo a pasta, os contratos e os serviços previstos no edital serão semelhantes aos celebrados em toda a malha rodoviária sob a jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O Ministério já iniciou os trabalhos com a modelagem da nova concessão, e o leilão está previsto para dezembro deste ano. A vencedora do certame deve assumir a gestão das vias que formam a Rota do Recôncavo no primeiro trimestre de 2026, com um plano de investimentos estimado em mais de R$ 20 bilhões para duplicações, ampliação de faixas adicionais e diversas melhorias na infraestrutura.
"A Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário reforça que atua para entregar o melhor projeto à população, da maneira mais célere possível", ressaltou ao Portal.
Governo Federal na gestão
Na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o acordo que formalizou a saída da ViaBahia da concessão das quatro rodovias.
A transição será concluída até as 23h59 do dia 31 de março deste ano, quando a gestão passará para o DNIT. Até essa data, a ViaBahia continuará operando os trechos, incluindo a administração das praças de pedágio, sob supervisão da ANTT.
A saída da concessionária ocorre após sua adesão à Portaria 848/2023, editada pelo Ministério dos Transportes, que estabeleceu critérios para otimizações de contratos estressados: com baixa execução ou atraso de obras.
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