Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Vereadores aprovam empréstimo de R$ 300 milhões da Prefeitura

Houve oito votos contrários a proposta

Por Gabriela Araújo

22/08/2023 - 16:18 h | Atualizada em 22/08/2023 - 19:08

Os vereadores de Salvador aprovaram na tarde desta terça-feira, 22, o pedido de empréstimo de R$ 300 milhões feito pela Prefeitura. A proposta foi aprovada por ampla maioria, com apenas oito votos contrários a proposta.

O aval dos vereadores, no entanto, foi marcado pelas reivindicações da bancada de oposição que cobra mais transparência sobre a destinação dos recursos.

“Para onde vai esse dinheiro? […]. É necessário, portanto, que tenhamos conhecimento de para onde será destinado o empréstimo solicitado pela prefeitura”, disse o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), em discurso no plenário Cosme de Farias.

Com a aprovação, o Executivo municipal fica autorizado a contratar operações de crédito com instituições financeiras selecionadas em processo de chamada pública específico, com ou sem garantia da União, para execução de despesas de capital

O projeto final conta com cinco emendas dos seguintes vereadores: três de Kiki Bispo (UB), uma de Claudio Tinoco (UB) e uma do vereador Arnaldo Lessa (PT).

"Hoje todas as instituições, não só nacionais, mas internacionais, querem contrair empréstimos com a Prefeitura do Salvador porque sabem que aqui existe um zelo fiscal muito grande e uma responsabilidade com o dinheiro público", disse Kiki Bispo.

Outro apoiador do prefeito, Paulo Magalhães Júnior (UB) disse que o empréstimo vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. "A Câmara mais uma vez está dividindo esse protagonismo com o prefeito, que tem feito muitas realizações na cidade", afirmou.

O presidente da Câmara, o vereador Carlos Muniz (PSDB) minimizou as críticas da oposição ao dizer que ficou "muito claro" para que o dinheiro será destinado e que a postura da casa será de respeitar a decisão.

"Para mim, sim. Pelo que foi explicado pelo vereador Paulo Magalhães, o dinheiro tem destino certo e eu espero que seja dessa forma que aconteça. Não demos cheque em branco. Tivemos a confiança no que o prefeito disse a nós de para onde será destinado esse dinheiro. Se ele não fizer o que passou para a gente, não terá essa confiança da próxima vez", afirmou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA