POLÍTICA
Bandeira branca? Lula se reúne com chanceler alemão que detonou Brasil
Friedrich Merz foi alvo de críticas após afirmar ter ficado feliz por ir embora do Brasil

O presidente Lula (PT) se reuniu, neste sábado, 22, como o chanceler alemão, Friedrich Merz, pela primeira vez após as polêmicas críticas feitas pelo político europeu contra o Brasil. O encontro ocorreu à margem da reunião do G20 em Joanesburgo, na África do Sul.
Merz esteve em Belém, entre os dias 6 e 7 deste mês, durante o encontro de líderes mundiais que antecedeu a COP30. Já de volta a Alemanha, o chanceler criticou abertamente a experiência que teve na capital paraense.
Em discurso, afirmou que o seu país é “um dos mais bonitos do mundo” e contou que perguntou a jornalistas que viajaram com ele ao Brasil se alguém gostaria de ficar em Belém. Segundo ele, “ninguém levantou a mão”. “Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, declarou o primeiro-ministro.
As falas foram classificadas como desrespeitosas e carregadas de preconceito por autoridades brasileiras.
Bate-rebate
Na última terça-feira, 18, Lula rebateu as críticas de Merz, afirmando que “Berlim não oferece pra ele 10% da qualidade que o Pará” e afirmou que o premiê alemão “devia ter ido a um boteco” durante a estadia em Belém.
"O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: 'ai eu fui no Pará, mas eu voltei logo porque eu gosto mesmo é de Berlim'. Ele, na verdade, devia ter ido num boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece pra ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém. E eu falava toda hora 'coma maniçoba'", disse o petista.
Um dia depois, o chanceler reforçou as críticas ao Brasil e disse que Lula teria que aceitar o fato de a Alemanha ser um dos países mais lindos do mundo. Merz acrescentou não ter visto a sua declaração como algo que vá prejudicar a relação entre os dois países.
Apesar disso, afirmou que teria uma conversa com Lula durante o novo encontro na África do Sul.
Como foi o encontro entre eles no G20?
No encontro deste sábado, Lula confirmou sua viagem a Hannover (Alemanha), em abril do próximo ano, para participar da abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, que terá o Brasil como país parceiro. Lula aproveitou a oportunidade para convidar Merz a realizar visita de Estado ao Brasil.
O líder alemão, por sua vez, reiterou seu apoio à iniciativa brasileira de criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), quando mencionou o investimento de 1 bilhão de euros no fundo lançado durante a COP30, em Belém.
Na agenda bilateral, Lula e Merz concordaram em fortalecer a relação comercial, social, cultural e tecnológica ente os dois países, lembrando os laços de proximidade desde o início da migração alemã ao Brasil ainda no século XIX.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




