POLÍTICA
Bioinsumos: projeto relatado por Jaques Wagner segue para sanção
Aprovada no Senado, regulamentação dos bioinsumos traz mudanças importantes
Por Redação
O projeto da Câmara dos Deputados que regulamenta a produção, o uso e a comercialização dos bioinsumos na agropecuária foi aprovado no Plenário do Senado nesta terça-feira, 3, e segue para sanção presidencial. Nomeado relator do PL (658/2021), o senador Jaques Wagner (PT) leu resumo de seu parecer favorável.
O texto dispensa de registro bioinsumos produzidos para o consumo próprio nas propriedades rurais; estabelece mecanismos oficiais de estímulo ao uso de bioinsumos; e cria uma taxa para financiar o trabalho de fiscalização pelo Ministério da Agricultura.
Wagner destacou a importância dos acordos que permitiram a tramitação dos temas relacionados com os defensivos agrícolas e dos bioinsumos. O senador baianao avaliou que a proposição abre espaço para o Brasil atrair investimentos expressivos.
"Somos campeões de biodiversidade, e os bioinsumos (...) dão ao Brasil uma dianteira nessa matéria. (...) São produtos que o mundo inteiro olha para o Brasil, pela nossa capacidade de produção desse tipo de produto que é fundamental para a agricultura e para a pecuária, e vão produzir alimentos mais saudáveis e menos agressivos à terra e ao meio ambiente", disse Wagner.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes