ANTIDEMOCRÁTICO
Bolsonaro pode usar relatório das urnas para encorajar golpismo
Forças Armadas podem entregar o relatório a qualquer momento a Suprema Corte
Por Da Redação
O Ministério da Defesa deve apresentar a qualquer momento o relatório sobre o resultado da fiscalização das urnas eletrônicas feito pelas Forças Armadas na eleição. Segundo informações do UOL, o documento diz apenas que há espaço para "aperfeiçoamento" do sistema.
Ministros do Supremo Tribunal Federal que aguardam a divulgação do relatório — adiada a pedido do presidente Jair Bolsonaro e tornada obrigatória agora pelo ministro Alexandre de Moraes— temem que o presidente use o texto para "se colocar no jogo outra vez".
O ministro Gilmar Mendes ligou para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, demonstrando preocupação com o fato de o cacique ter dito em entrevista que esperaria o relatório da Defesa para reconhecer a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência.
Em resposta, Gilmar ouviu de Valdemar que ele só fez a afirmação por estar, naquele momento, pressionado pela presença de 40 deputados bolsonaristas na plateia — incluindo Bia Kicis, uma das apoiadoras do presidente que vem disseminando mensagens de WhatsApp com suspeitas sobre a lisura da eleição.
O presidente do PL também manifestou preocupação com interlocutores com a reação que a parte bolsonarista de sua bancada terá diante do relatório da Defesa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes