A Dilma, Lula defende aliança com Alckmin: 'vale uma missa' | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

A Dilma, Lula defende aliança com Alckmin: 'vale uma missa'

Para Lula, Alkcmin é diferente do ex-presidente Michel Temer, acusado de traição

Publicado terça-feira, 08 de fevereiro de 2022 às 13:06 h | Autor: Da Redação

Em conversa com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula (PT) avaliou que o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido), cotado para ser vice na chapa presidencial ao lado do petista, 'vale uma missa' e que o ex-tucano seria um vice diferente do ex-presidente Michel Temer (MDB). Além do mais, Alckmin seria uma peça importante para a governabilidade. 

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, em uma conversa, data de 13 de janeiro, Dilma consultou Lula sobre as articulações para que Alckmin venha a ocupar a vice de sua chapa para a corrida ao Palácio do Planalto.

Nesse encontro, testemunhado pela presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, Dilma relembrou seu processo de impeachment, em 2016.

A ex-presidente aponta seu então vice Michel Temer (MDB) como artífice de sua derrocada. Na conversa, Dilma alertou Lula para o risco de sofrer uma traição. Mas, segundo relatos, o ex-presidente voltou a defender a necessidade de união nacional e disse que Alckmin não é igual a Temer.

Lula disse também que, se eleitos em uma chapa, Alckmin será chamado a participar ativamente da administração, assim como seu vice, José Alencar, teve relevância em seu governo (2003-2010). Temer reclamava de exercer papel figurativo no governo Dilma, tendo registrado essa queixa em carta.

Durante a conversa, Dilma disse que, mesmo que indagada, não se manifestaria publicamente contra a hipótese de aliança com Alckmin, mas adiantou que defenderia seu governo quando atacada.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS