Apenas um deputado baiano assinou requerimento de repúdio a Lula | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Apenas um deputado baiano assinou requerimento de repúdio a Lula

Documento surge após declarações do presidente comparando ataques de Israel a Faixa de Gaza com Holocausto

Publicado segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 às 16:08 h | Atualizado em 19/02/2024, 20:04 | Autor: Da Redação
Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados -

Cinquenta e quatro deputados federais de oposição assinaram a Moção de Repúdio contra as ‘falas vexatórias’ do presidente Lula (PT), após o petista comparar as ações dos israelenses na Faixa de Gaza com o Holocausto. Dos dois parlamentares baianos que atuam na oposição do governo, apenas um deu amém ao requerimento, o deputado Capitão Alden (PL). 

A fala do mandatário brasileiro, feita em um evento na Adis Abeba, gerou um incômodo em personalidades nacionais e internacionais. Na Câmara dos Deputados, os parlamentares de oposição consideraram as declarações como “barbárie vexatória do Brasil perante o resto do mundo”, diz um trecho do documento. 

O documento ainda afirma que a fala do presidente “tenta reescrever a história, acusando de nazistas aqueles que de fato sofreram com o nazismo, estimulando assim o antissemitismo”, conclui outro trecho. 

A mulher do ex-ministro da Cidadania, João Roma, Roberta Roma, até o momento não assinou o requerimento, mesmo integrando o grupo que não apoia o governo. O requerimento de repúdio é de autoria da deputada Julia Zanatta, com co-participação de outros parlamentares, como Zé Trovão e Rosana Valle, ambos do PL. 

Publicações relacionadas