NOMEADO POR LULA
Após 17 anos, Lewandowski se aposenta do STF nesta terça-feira
Ministro já exerceu os cargos mais altos do Judiciário, Legislativo e Executivo
Por Da Redação
Autor de votos decisivos em importantes ações, como no julgamento do mensalão, na Lava Jato, na questão de cotas raciais e na implementação de audiências de custódia, além de outras 200 mil decisões, entre monocráticas e colegiadas, Ricardo Lewandowski se aposenta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 11.
Nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o primeiro mandato como presidente da República do petista, em 2006, Lewandowski integra uma pequena lista de pessoas que já exerceram os principais cargos do Judiciário, Legislativo e Executivo.
Presidente do Judiciário entre 2014 e 2016, Lewandowski foi presidente do Congresso Nacional durante o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e presidente da República interino entre 22 e 24 de setembro de 2014, quando os então presidente e vice, Dilma e Michel Temer, estiveram fora do país.
A aposentadoria de Lewandowski acontece um mês antes de o ministro completar 75 anos de idade, que é a idade limite para a aposentadoria compulsória da corte.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes