POSSE DE LULA
Após atingir lotação, Praça dos Três Poderes é fechada pela PM
Público reclama da estrutura para a posse de Lula, e alguns deixam a Esplanada dos Ministérios
Por Da Redação
Frequentadores e apoiadores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estão em Brasília para acompanhar a posse na cerimônia que está sendo realizada na Esplanada dos Ministérios, reclamam da falta de organização estrutural do local. Os organizadores do evento esperam um público aproximado de 300 mil pessoas.
Segundo a Polícia Militar de Brasília, às 14h deste domingo, 1, a Praça dos Três Poderes atingiu a lotação máxima, de 40 mil pessoas. Por isso, segundo a corporação, o acesso ao local não será mais permitido.
Milhares de pessoas já estão na Esplanada para acompanhar à posse. As filas para revista na entrada do local já reuniam centenas de apoiadores antes das 8h, com intenso fluxo de apoiadores do petista chegando nas proximidades da rodoviária central de Brasília para acessar a Esplanada.
Homens e mulheres estão em filas separadas para passar pela inspeção de segurança, e policiais pediam para esvaziarem bolsos e mochilas.Dentro da área isolada para o Festival do Futuro, evento com mais de 50 atrações musicais, uma segunda fila se formou, percorrendo toda a Esplanada, para os apoiadores que desejavam entrar na Praça dos Três Poderes.
Na revista para a entrada na Praça dos Três Poderes, houve aglomeração em frente aos cinco detectores de metais e não havia orientação, sinalização, nem pessoas trabalhando para organizar a fila.
A reportagem da Folha de São Paulo flagrou o momento em que pessoas furaram o bloqueio da Polícia Militar, sem serem notadas pela segurança. Apoiadores que já estavam dentro do local protestaram e avisaram agentes da Polícia Militar, que se deslocaram para o local.
Pouco depois das 9h, a fila para entrar na Praça dos Três Poderes se transformou em uma aglomeração de pessoas. Houve correria e reclamações de "fura fila" entre os apoiadores que tentavam entrar na área mais restrita da cerimônia.
Representantes do Governo do Distrito Federal e integrantes do grupo de transição do governo Lula, avaliam que a posse na capital federal deve receber cerca de 300 mil pessoas, que tomaram a capital federal divididas entre a euforia e o receio, em razão dos recentes episódios de violência e das ameaças de ataque terrorista.
Cerca de 50 mil pessoas de outras cidades se cadastraram no PT para informar que participariam da cerimônia de posse.
Para acomodar os apoiadores, o partido conseguiu autorização para usar escolas públicas como alojamento e distribuiu o restante do grupo em barracas no Parque da Cidade, no estádio Mané Garrincha e na Granja do Torto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes