DESISTIU
Após áudios vazados, 'Mamãe falei' retira pré-candidatura em SP
Deputado estadual paulista anunciou decisão em suas redes sociais
O deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val (Podemos), também conhecido como 'Mamãe falei', confirmou neste sábado, 5, que decidiu retirar sua pré-candidatura ao governo estadual. A desistência foi oficializada através de uma postagem feita em suas redes sociais.
Segundo o parlamentar, a retirada da pré-candidatura ocorre porque, em suas palavras, "é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via" em relação às eleições presidenciais. "O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo", afirmou.
Do Val disse que entrou em contato com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, para formalizar a desistência. O partido já havia anunciado ontem a abertura de processo disciplinar contra o deputado em razão dos áudios vazados com declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas.
"Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas", reiterou o parlamentar, que havia feito mais cedo uma retratação sobre o assunto.
A retirada da pré-candidatura ocorre após as repercussões negativas do episódio de ontem em que o parlamentar disse, em áudios enviados a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL), que as refugiadas ucranianas "são fáceis porque são pobres". Ele viajou para o país junto com Renan Santos, coordenador nacional do movimento, com a justificativa de ajudar a resistência local contra a invasão russa.
“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, afirmou.
Além disso, ele disse ainda ter encontrado mulheres que “se ela cagar, você limpa o c* dela com a língua”. “Mano, estou mal. Passeia agora, quatro barreiras alfandegarias, duas casinhas pra cada pais. Eu contei, sã 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que, se ela cagar, você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”, continuou.
O episódio tem trazido fortes desgastes à imagem de Do Val. Ainda ontem, a ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, pediu a cassação de seu mandato. Colegas de partido, como o ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e o ex-juiz e pré-candidato à presidência da República, Sergio Moro, também condenaram o incidente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes