Bolsonaro distorce fala de aliado de Lula sobre fraude eleitoral | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Bolsonaro distorce fala de aliado de Lula sobre fraude eleitoral

Ex-ministro de Dilma não questionou segurança das urnas, ao contrário do que acusa Bolsonaro

Publicado sexta-feira, 14 de julho de 2023 às 11:34 h | Autor: Da Redação
Bolsonaro foi presidente da República de 2019 e 2022
Bolsonaro foi presidente da República de 2019 e 2022 -

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), publicou um vídeo em uma rede social com informação falsa sobre um adversário político, na noite desta quinta-feira, 13.

Para Bolsonaro, o ex-ministro da Educação do governo Dilma Rousseff (PT), Janine Ribeiro, questionou a segurança das urnas eletrônicas. O questionamento sobre a segurança das eleições fez Bolsonaro ser condenado à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na fala de Ribeiro, "fraude eleitoral levou ao poder em 2018 quem jamais ganharia eleições livres e limpas", há questionamento sobre a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em fala que aconteceu após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular as condenações do petista, não sobre as urnas eletrônicas. "Houve uma articulação entre o juiz da vara de Curitiba [Sérgio Moro, que se tornou ministro de Bolsonaro e atualmente é senador] e a promotoria, coisa que não pode haver", justificou.

"Bolsonaro deturpou o que eu disse. Não questionei e não questiono urna eletrônica, que é o ponto que ele ataca. Basta ser um pouco racional para perceber que, se houvesse fraude, as eleições teriam sido mais na mesma direção. Por exemplo: o PT ganhou cinco eleições presidenciais perdendo na maior parte dos estados. Se a fraude beneficiasse o PT, teria eleito seus candidatos em muito mais estados. O argumento do Bolsonaro é pobre, falso", concluiu Janine Ribeiro, em entrevista ao Uol.

Publicações relacionadas