BRASIL
Congresso pode analisar os 32 vetos de Lula nesta quarta
Governo quer adiamento de votação, mas pode sofrer derrota histórica
Por Da Redação
O Congresso Nacional pode analisar os 32 vetos do presidente Lula (PT) a propostas aprovadas pelos parlamentares nesta quarta-feira, 24. Apesar da pauta está prevista para hoje, na sessão que está marcada para às 19h, o governo articula para adiar a votação.
Em caso de derrota no plenário, o governo Lula será obrigado a cumprir um cronograma para liberação de emendas, que são gastos que deputados e senadores indicam para investir em seus redutos eleitorais, em forma de obras e projetos.
Apesar da promessa, via decreto, de liberação de R$ 20,5 bilhões em emendas até junho, os parlamentares reclamam que os recursos não estão sendo disponibilizados no ritmo acordado.
Na terça, Lula negou que o governo tenha problemas de articulação política no Congresso.
Um dos vetos mais polêmicos é ao projeto das saidinhas, que acaba com a saída temporária dos presos em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal, por exemplo.
Após votação no Congresso, o governo retomou duas possibilidades para o preso em regime semiaberto, que não tenha cometido crime grave ou hediondo: visitar a família e participar de atividades que contribuam para o retorno ao convívio social.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes