Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL

POLÍTICA

Damares Alves é barrada da comissão que apura crise Yanomami

Justificativa é técnica, segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de 2019 até 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)
Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de 2019 até 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Jefferson Rudy I Agência Senado

Alvo de pedido de cassação do PSOL por acusação de ser responsável pela crise humanitária dos Yanomamis, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi barrada da comissão que vai apurar os acontecimentos em Roraima que envolveram o grupo indígena.

O responsável por barrar Damares foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A justificativa, segundo Pacheco, foi técnica, já que o também ex-ministro de Bolsonaro, Marcos Lopes (PL-SP), apresentou antes de Damares a candidatura para participar da comissão, o que fez o presidente do Senado optar pela precedência.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Pedido de cassação

Segundo ofício protocolado pelo PSOL que foi enviado a Pacheco, Damares tem “práticas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar”. A sigla apresenta documentos em que o Ministério Público Federal (MPF) e instituições internacionais notificaram o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante a gestão de Damares Alves, sobre episódios de violência contra indígenas.

Ainda segundo o PSOL, a crise humanitária com os Yanomamis poderia ter sido evitada se, ao receber os alertas, Damares tivesse tomado providências. "O projeto de governo de Bolsonaro/Damares para com os povos indígenas foi de extermínio, desde o início da pandemia", diz trecho da ação que aponta, além do crime de genocídio, crimes ambientais e de prevaricação.

"É possível a cassação de parlamentar que tenha praticado ato indecoroso antes do início do mandato e conhecidos apenas após o início dele, condicionando-a, contudo, à constatação de que a conduta anterior fosse desconhecida", completa o pedido.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

damares Damares Alves indígenas Pacheco Rodrigo Pacheco Roraima Senado Yanomami Yanomamis

Relacionadas

Mais lidas