SEGURANÇA PÚBLICA
“Em controle progressivo”, diz Dino sobre violência no RN
De acordo com ministro, o estado saiu de “centenas de ataques” há três dias para “menos de dez”
Por Da Redação
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), anunciou nesta segunda-feira, 20, que há um “controle progressivo” das forças de segurança do Rio Grande do Norte após estado sofrer com uma onda de violência organizada por uma facção criminosa.
"Estamos em controle progressivo, com taxas declinantes. A situação de ontem não é ainda a que nós desejamos e vamos conseguir [o controle total], mas é muito melhor que a de dois, três dias atrás. Saímos de centenas de ataques para menos de dez", declarou o ministro.
A fala de Dino foi feita durante o anúncio de um investimento de R$ 100 milhões durante o ano de 2023 para a segurança pública do Rio Grande do Norte. O maranhense participa, em agenda em Natal, capital do estado, auxiliando a governadora Fátima Bezerra (PT) para conter a crise. Até o momento, o governo federal já enviou, cerca de 700 agentes de segurança pública para fortalecer o efetivo do estado.
Segundo o ministro, a pasta que comanda irá assumir o custo de três obras do estado: as novas sedes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), do regimento de cavalaria da Polícia Militar e da Polícia Civil — para permitir que a gestão estadual direcione imediatamente recursos para a aquisição de viaturas e armamentos.
Os valores para os repasses do Ministério da Justiça sairão do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.
"Além disso, nós vamos destinar imediatamente ao estado viaturas e armas longas, carabinas, que vão ampliar o poder de resposta das policiais estaduais. Já temos parte desse equipamento comprados e que será entregue ao longo dessa semana ou da próxima", acrescentou Dino.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes