RELAÇÃO ESTREMECIDA
Incêndio na França faz Bolsonaro provocar Macron: “Não vai apagar?”
Em 2019, presidente francês se disse preocupado com queimadas na Amazônia
Por Da Redação
Jair Bolsonaro (PL) usou um tempo da sua entrevista na rádio 98 FM, na noite desta sexta-feira, 20, para provocar o presidente da França, Emannuel Macron.
“Tem mais de 30 dias que se pega fogo na França, por exemplo. Eu queria perguntar ao Macron: 'não vai apagar o fogo aí?'. Mas eu não vou ser deselegante perguntando isso para ele, mas ele que sossegue lá”, disse Bolsonaro. A França passa por uma das piores ondas de incêndio de sua história e tem registrado emissões recordes de carbono, segundo a União Europeia.
A provocação aconteceu três anos depois de Macron cobrar providências dos países membros do G7 por conta de queimadas na Amazônia. “Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional”, disse na ocasião o francês.
Bolsonaro e Macron vivem uma relação estremecida desde 2019. Além do comentário do francês sobre a Amazônia, outro episódio que marcou desavença entre os dois chefes de Estado foi a piada que Bolsonaro fez sobre a aparência da esposa de Macron. A soja brasileira também já foi tema de embate entre os dois.
Recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a França perdeu relevância e que os franceses não foram capazes de proteger “sequer” um quarteirão, ao citar o incêndio da catedral de Notre-Dame, em 2019.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes