Lula descarta operações na Ucrânia: "Nossa guerra é contra a pobreza" | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula descarta operações na Ucrânia: "Nossa guerra é contra a pobreza"

Presidente brasileiro reconhece que Putin violou território ucraniano, mas critica comportamento da Otan

Publicado segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 às 07:57 h | Atualizado em 30/01/2023, 08:02 | Autor: Da Redação
Lula disse que pretende ajudar na criação da paz, mas não nas operações de guerra
Lula disse que pretende ajudar na criação da paz, mas não nas operações de guerra -

O Brasil não fornecerá munições para tanques ou qualquer outro veículo a ser destinado pelos ucranianos na guerra contra a Rússia, é o que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em reunião por telefone com o presidente francês Emmanuel Macron na última quinta-feira, 27, segundo o colunista Jamil Chade, do portal Uol.

Lula disse que a guerra do Brasil é contra a pobreza e que pretende ajudar na criação da paz, mas não nas operações militares. O presidente brasileiro disse reconhecer que o presidente russo Vladimir Putin violou o território da Ucrânia, mas que o comportamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tornou difícil o estabelecimento de uma relação de confiança com o Kremlin.

Leia mais: Lula: Zelensky é 'tão responsável como Putin' por guerra

Entende-se, entre os responsáveis pelas relações internacionais do Brasil com países europeus, que havia uma expectativa geral de que o novo governo brasileiro pudesse se posicionar a favor da Ucrânia, por conta do apoio dos europeus à democracia brasileira após os ataques bolsonaristas de 8 de janeiro.

Publicações relacionadas