Lula deve receber Maduro em Brasília no fim do mês, diz colunista | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula deve receber Maduro em Brasília no fim do mês, diz colunista

Encontro deve acontecer no dia 29 ou 31 deste mês

Publicado sexta-feira, 05 de maio de 2023 às 22:08 h | Atualizado em 05/05/2023, 22:13 | Autor: Da Redação
Maduro e Lula durante encontro em São Paulo, em uma das vindas do presidente venezuelano ao país no início da última década
Maduro e Lula durante encontro em São Paulo, em uma das vindas do presidente venezuelano ao país no início da última década -

Conforme informações de fontes do Palácio do Planalto e do Itamaraty, é previsto que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, seja recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília na última semana de maio. O encontro bilateral tem como objetivo marcar o "relançamento" das relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela. A informação é da colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles.

 Durante o governo Bolsonaro, a relação entre Brasil e Venezuela foi rompida, mas logo no início do mandato de Lula, foi retomada. Um dos principais marcos da reaproximação foi a reabertura da embaixada brasileira em Caracas.

Há expectativa de que o encontro bilateral entre Lula e Maduro ocorra em 29 ou 31 de maio. No dia 30, ambos participarão de uma reunião com outros presidentes sul-americanos em Brasília.

Lula convocou o encontro entre presidentes para "discutir perspectivas para a região e reativar a agenda de cooperação sul-americana" em diversas áreas, como saúde, mudança climática, defesa, infraestrutura e energia, entre outras.

Desencontros recentes

Embora tenha sido cogitado que o líder venezuelano Nicolás Maduro prestigiasse a posse de Lula em janeiro, ele acabou desistindo de última hora, mesmo após o governo brasileiro ter revogado uma portaria que o impedia de entrar no país.

Posteriormente, em janeiro, durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na Argentina, os dois chegaram a marcar uma reunião, mas Maduro acabou cancelando sua ida ao evento.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS