AGENDA MANTIDA
Lula se recupera bem e viaja à China está confirmada, diz ministro
Titular da Secom garantiu que Lula embarca no domingo para o oriente e terá reunião com Lira antes da viagem
Por Da Redação
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta (PT), declarou, nesta sexta-feira, 24, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se recuperando bem da pneumonia leve com a qual foi diagnosticado, que a viagem à China está mantida no domingo, 26, e que o petista deve, antes de embarcar, conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) sobre a tramitação de medidas provisórias no Congresso. A fala de Pimenta foi dita após uma reunião ministerial.
“Ficamos todos muito felizes porque o presidente fez questão de remarcar essa reunião, porque ele está se sentindo bem. O presidente está muito motivado. E como ele vai viajar para a China no próximo domingo, fez questão de fazer uma reunião com alguns ministros para planejar a semana que vem, a medida que o presidente vai ficar fora vários dias”, explicou o titular da Secom.
“O presidente vai ficar repousando ainda durante todo o dia de amanhã, fazendo a medicação necessária para que no próximo domingo ele possa iniciar essa viagem para a China. Viagem que nós temos uma expectativa muito positiva”, emendou.
Sobre o encontro com Lira, Pimenta disse que a conversa com o pepista acontecerá porque o alagoano não estará na comitiva que vai à China. Lula não se encontrará com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), porque o senador irá com o chefe do Executivo para o oriente.
“É importante que o presidente fale com o presidente Arthur Lira antes da viagem. Ele já estão combinando com essa conversa, para que o presidente possa conversar e acompanhar com os dois presidentes das casas os desdobramentos dessa discussão. Nós temos interesse para que haja equilíbrio entre as casas para que as matérias possam tramitar com rapidez”, apontou.
Lira e Pacheco estão em um impasse institucional. O presidente do Senado quer que medidas provisórias sejam analisadas por Comissões Parlamentares Mistas (CPMI), como eram feitas antes da pandemia. Já Lira quer que as MPs sejam apreciadas já nos Plenários das duas Casas Legislativas, como tem sido feito desde 2020, pois, segundo ele, dessa forma há mais celeridade no processo legislativo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes