MAIS UM MILITAR
Lula submete a aliados nome de general Amaro para chefiar GSI
Militar foi Secretário de Segurança Presidencial durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff
Por Da Redação
Durante uma reunião com ministros nesta quinta-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que tem planos de nomear o general Marcos Antonio Amaro como novo chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
O general Amaro tem uma relação próxima com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Esses laços foram estabelecidos quando ele assumiu o cargo de Secretário de Segurança Presidencial em 2010, função que ocupou por cinco anos.
Ainda em sua trajetória profissional, Amaro esteve envolvido na criação da Casa Militar em 2015, sendo nomeado como chefe do órgão pela ex-presidente Dilma. Ele deixou esse cargo após o processo de impeachment contra a presidente.
Antes de embarcar em sua viagem para Portugal e Espanha, segundo a Folha de S. Paulo, Lula teve uma conversa com o militar e o consultou sobre a possibilidade de assumir o posto deixado pelo general Gonçalves Dias, que saiu do ministério após imagens dele no dia da invasão ao Palácio do Planalto, em 8 de janeiro, terem sido divulgadas.
Depois da saída de Gonçalves Dias, também, o petista solicitou ao ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, que apresentasse uma proposta de reestruturação do órgão e realizasse uma "desbolsonarização" do mesmo.
Nas últimas semanas, Cappelli vem realizando uma limpeza dos quadros do GSI. Só nesta quinta-feira, 27, 59 servidores do órgão foram exonerados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes