Ministério concede Medalha do Mérito Indígena a Bolsonaro | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Ministério concede Medalha do Mérito Indígena a Bolsonaro

Presidente não demarcou nenhuma terra indígena no mandato e tem vínculo com indígenas ligados ao agronegócio

Publicado quarta-feira, 16 de março de 2022 às 12:52 h | Autor: Da Redação
A medalha, segundo a publicação, é um “reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas”
A medalha, segundo a publicação, é um “reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas” -

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública a Medalha do Mérito Indigenista. A concessão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 16, com a assinatura do ministro Anderson Torres. 

A medalha, segundo a publicação, é um “reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas”. Em três anos de mandato, Bolsonaro não demarcou nenhuma terra indígena.

O presidente da República apoia o Projeto de Lei 191/20, que será votado na Câmara. O texto trata de mineração em terras indígenas e tem como pretexto, para Bolsonaro, driblar a escassez de fertilizantes no Brasil com a queda da importação destes por conta da Guerra na Ucrânia. O potássio é um mineral usado no fertilizante, produto que o Brasil importa do leste europeu.

Bolsonaro tem aumentado seus vínculos com indígenas ligados ao agronegócio, como Gerson Warawe Xavante, Irisnaide de Souza Silva e Celso Lamitxab Surui. Adversário político de Bolsonaro, Lula se opõe ao Projeto de Lei 191/20 e disse que se for eleito presidente da República, não haverá extração de minerais em terras indígenas.

Publicações relacionadas