ORÇAMENTO SECRETO
Ministro da CGU admite falta de transparência no Orçamento Secreto
Site do governo mostra informações sobre emendas mas oculta quem solicitou
Tema muito comentado durante estas eleições, o relatório secreto, também conhecido como emendas do relator, foi repercutido pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, em uma publicação no Twitter.
As emendas de relator, apelidadas de orçamento secreto, são alterações realizadas pelo relator do orçamento na proposta orçamentária encaminhada pelo Governo Federal. Vc sabia que elas estão todas detalhadas mo https://t.co/dPprgV4XkN ? Assista o vídeo e fiscalize! pic.twitter.com/GowfsZZDOc
— Wagner Rosário (@WRosarioCGU) October 16, 2022
Rosário publicou um vídeo para mostrar como consultar informações sobre o orçamento secreto. Ao ser perguntado por um usuário se entre as informações estavam os nomes dos autores dos pedidos, o ministro da CGU admitiu a impossibilidade.
Infelizmente não Alessandro. Quem tem essa informação é o relator. Quando tivermos colocaremos no Portal. O congresso já começou a colocar no site alguns beneficiários. Vc pode checar. Não sei se está completo. https://t.co/YwuuQbHnP8
— Wagner Rosário (@WRosarioCGU) October 16, 2022
O Governo Federal não anunciou se os recentes cortes no orçamento serão revertidos para a liberação de emendas do orçamento secreto. Tem sido comum que municípios com pequena população recebam quantias consideradas altas na comparação com destinações de verbas anteriores, a exemplo do que aconteceu com Caxias, no Maranhão, que recebeu R$ 19,9 milhões de um usuário anônimo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes