Partidos aliados a Lula triplicaram número de prefeitos no Nordeste | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Partidos aliados a Lula triplicaram número de prefeitos no Nordeste

Estado que teve o maior número de filiados é o Piauí, com o PSB

Publicado domingo, 26 de maio de 2024 às 14:31 h | Atualizado em 26/05/2024, 14:44 | Autor: Da Redação
Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva looks on during the launching of the Health Economic-Industrial Complex program at Planalto Palace in Brasilia on September 26, 2023. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva looks on during the launching of the Health Economic-Industrial Complex program at Planalto Palace in Brasilia on September 26, 2023. (Photo by EVARISTO SA / AFP) -

Os partidos aliados ao presidente Lula (PT) cresceram em um ritmo três vezes maior em municípios do Nordeste em comparação às demais regiões. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após a vitória do chefe do Executivo federal, as legendas que integravam a oposição migraram para a base do petista. 

A migração fortaleceu a base lulista para as eleições municipais deste ano. O principal crescimento do PT sob as gestões municipais foi o estado do Piauí, comandado por um governador do PSB. No Ceará também, os aliados do governista passaram de 9 prefeitos para 64. 

De acordo com o jornal O Globo, o partido iniciou o trabalho para ampliar o número de prefeituras parceiras no início da gestão Lula, quando o diretório estadual do PSB filiou de forma única seis prefeitos no Piauí. O partido elevou de 18 prefeitos eleitos para 44.

O MDB, por sua vez, teve o maior crescimento no Maranhão. No estado, a legenda mudou de 7 para 31 prefeitos. 

Já o PSD teve um maior avanço no estado de Sergipe. 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS