77 ANOS
Políticos lamentam morte do ex-ministro Eliseu Padilha
Chefe de pastas nos governos de FHC, Dilma e Temer, Padilha foi homenageado por políticos de diversos partidos
Por Da Redação
A morte de Eliseu Padilha, no final da noite desta segunda-feira, 13, aos 77 anos de idade, foi repercutida por políticos de diversas correntes ideológicas nas redes sociais.
Da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) até o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, figuras conhecidas no Legislativo, Executivo e líderes partidários prestaram condolências pelo falecimento do ex-ministro de FHC, Dilma e Temer.
Meus sentimentos e solidariedade à esposa, filhos e amigos do ex-ministro Eliseu Padilha. Com quase 60 anos de vida política, deixa seu nome marcado na história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
— Maria do Rosário (@mariadorosario) March 14, 2023
Eliseu Padilha foi um dos grandes parlamentares e homens públicos do país. Hábil articulador político, convivemos no Congresso, onde conheci uma pessoa gentil, correta e íntegra. O Partido Liberal lamenta o falecimento do ex-ministro e espera que (+)
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) March 14, 2023
Entre os correligionários que lamentaram a morte de Padilha nas redes sociais, estavam o presidente nacional do MDB, o deputado federal por São Paulo Baleia Rossi; a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; o ex-senador Romero Jucá; e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além do ex-correligionário Eduardo Cunha (PRTB).
Eliseu Padilha foi fundamental em batalhas pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil. Como chefe da Casa Civil (2016-2018), foi braço direito do presidente @MichelTemer na recuperação da credibilidade econômica do País. Corajoso, lutou até o fim pela vida. Meus sentimentos à família
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) March 14, 2023
Recebi com imensa tristeza a notícia de falecimento de Eliseu Padilha. Liderança histórica do MDB e amigo do meu pai, foram colegas no Congresso: um na Câmara e outro no Senado. Foram ministros ao mesmo tempo. Sua marca foi o diálogo com todas as partes. Meu abraço na família
— Simone Tebet (@simonetebetbr) March 14, 2023
O Brasil perde um dos seus mais hábeis articuladores políticos e eu me despeço de um grande amigo. Juntos enfrentamos duras batalhas onde aprendi muito com a dedicação de Eliseu Padilha ao país e ao MDB. Que Deus o receba e conforte familiares e amigos 🙏🏻
— Romero Jucá (@romerojuca) March 14, 2023
Bom dia. Recebo com pesar a notícia sobre o falecimento do ex-ministro Eliseu Padilha. Companheiro de MDB, deixa importantes contribuições como prefeito de Tramandaí, deputado federal e ministro em três ocasiões. Minha solidariedade à família, amigos e emedebistas.
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) March 14, 2023
Quero lamentar a morte do ex companheiro de partido e Câmara, o ex-deputado e ex ministro Eliseu Padilha. Era um grande brasileiro, amigo, correto, que fará muita falta. Que Deus possa confortar a sua família pela sua partida.
— Eduardo Cunha (@DepEduardoCunha) March 14, 2023
Também escreveram mensagem no Twitter o atual presidente da Câmara e seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Maia (PSDB).
Com pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-ministro e ex-deputado Eliseu Padilha. Quadro histórico do MDB, ele foi ministro de três presidentes e se destacou na Câmara como hábil articulador político ao longo de quatro mandatos. Minha solidariedade à viuva, filhos e amigos.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) March 14, 2023
Meus sentimentos de pesar pelo falecimento do meu amigo Eliseu Padilha. Trabalhamos juntos na Câmara dos Deputados, depois no governo do presidente Michel Temer, foi um grande ministro da Casa Civil.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) March 14, 2023
Eliseu Padilha fazia tratamento contra um câncer no estômago no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde faleceu. Desde o fim de semana o ex-ministro estava em estado grave. O político deixa a esposa, seis filhos, cinco netos e o irmão João Padilha.
Trajetória política
Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde 1966, Padilha foi ministro de diferentes pastas, durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).
Com o tucano, Padilha assumiu a pasta dos Transportes, entre 1997 e 2001. Já em 2015, foi secretário de Aviação Civil, no segundo mandato da petista. Após o impeachment, ele foi ministro da Casa Civil, entre 2016 e 2019, além de ter assumido interinamente o cargo de ministro do Trabalho por cinco dias, em 2018, também no governo de Temer.
Eliseu Padilha ainda teve quatro mandatos como deputado federal, entre os anos de 1995 e 2015. Ele também foi prefeito de Tramandaí, entre 1989 e 1993.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes