19 NOMEAÇÕES
Senado pede diálogo entre Itamaraty e Lula sobre nomes de embaixadores
A ideia é que exista um consenso, já que nomeações precisam acontecer antes de Lula tomar posse
A comissão de Relações Exteriores do Senado pediu que o Itamaraty e o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrem em consenso para nomear dezenove embaixadores. A indefinição sobre quem vai assumir os postos precisa ser resolvida com urgência porque a casa legislativa agendou para 22 e 23 de novembro um esforço concentrado na comissão.
Na tarde desta quinta-feira, 10, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou a São Paulo para se reunir com o conselheiro de Lula para assuntos de diplomacia, Celso Amorim.
Presidente da comissão de Relações Exteriores, o senador Esperidião Amin (PP-SC) disse não enxergar sentido em a nomeação não ser afinada com o governo eleito, já que há uma equipe de transição e que o governo de Jair Bolsonaro (PL) termina em 31 de dezembro, daqui a menos de dois meses.
Os postos vagos estão nas embaixadas do Sudão, Guiné Equatorial, Mauritânia, Tunísia, Vietnã , Santa Sé e Malta, Argentina, Guatemala, Itália, África do Sul, Holanda, Grécia, Costa Rica, França, Mônaco, Jordânia e Líbano, além das que estão ligadas às organizações FAO, Unesco e OMC.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro