08/01
STF forma maioria para tornar réus os denunciados por atos golpistas
Barroso fez placar chegar a seis; Quatro ministros ainda vão votar
Por Da Redação
Seis dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram para tornar réus 100 das 1.390 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos atos golpistas em 8 de janeiro.
Leia mais: Bolsonaristas radicais invadem o Congresso, STF e o Planalto
Com isso, ainda que os outros quatro ministros votem contra, a decisão já está tomada pela corte, por maioria simples, após os votos de Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, na noite desta quarta-feira, 19.
O julgamento começou na madrugada desta terça-feira, 18. Relator do caso, Alexandre de Moraes deu o primeiro voto, à 0h, seguido de Dias Toffoli, às 9h15 ainda do primeiro dia. Na quarta-feira, 19, votaram Edson Fachin e Cármen Lúcia.
Faltam participar a presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça. A vaga de Ricardo Lewandowski ainda não foi preenchida, o que faz a instituição judiciária ter dez representantes, e não onze.
Nesta primeira sessão de julgamentos, são analisados os casos de pessoas que estão detidas, pois investigados presos têm prioridade sobre os demais. No momento, 294 pessoas estão presas por conta dos atos de 8 de janeiro em Brasília. A expectativa é que as análises aconteçam até esta terça-feira, 24.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes