STF julga recursos de Bolsonaro em inquérito das fake news | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

STF julga recursos de Bolsonaro em inquérito das fake news

De acordo com colunista do UOL, os ministros do STF devem decidir de forma contrária aos anseios do Planalto

Publicado segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 21:17 h | Autor: Da Redação
13 recursos de Bolsonaro devem ser apreciados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esta semana
13 recursos de Bolsonaro devem ser apreciados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esta semana -

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve ter vida fácil com o Judiciário nesta semana. De acordo com Carolina Brígido, colunista do UOL, 13 recursos do chefe do Executivo devem ser apreciados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a tendência é que sejam negados pelos membros das Corte. Desse total, dez são do inquérito das fake news, no qual Bolsonaro é o principal alvo da investigação.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Tribunal, pautou o julgamento dos recursos no plenário virtual. Dessa forma, os outros magistrados manifestam seus votos por escrito e o resultado dessa votação é anunciado uma semana depois sem a discussão pública do tema.

O plenário virtual tem sido um recurso cada vez mais utilizado pelos ministros do Supremo, sobretudo em casos que podem gerar crises. De acordo com a colunista, um julgamento de recursos do presidente a poucas semanas das eleições pode servir de combustível para acender ainda mais a crise institucional entre o Executivo e o Judiciário.

O julgamento, que acontecerá de 12 a 18 de agosto, no meio tempo em que será realizado terá dois fatos políticos importantes: o início da campanha, dia 15, e a posse de Alexandre de Moraes no dia 16. O ministro vem sendo alvo de ataques de Bolsonaro desde o ano passado.

Nos julgamentos desta semana, o STF vai decidir se arquiva a investigação de que Bolsonaro pode ter vazado uma inquérito sigiloso da Polícia Federal sobre urnas eletrônicas e outra investigação que apura a associação que o presidente fez da vacina contra a Covid-19 com a infecção pelo vírus da Aids. 

Publicações relacionadas