VOTAÇÃO
Vereador que ofendeu baianos escapa de cassação
Vereador ofendeu trabalhadores baianos encontrados em condição análoga à escravidão
O pedido de cassação do mandato do vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (sem partido), foi rejeitado pela Câmara Municipal. O edil ofendeu trabalhadores baianos encontrados em condição análoga à escravidão em vinícolas na Serra Gaúcha.
Dos 23 vereadores da cidade, 13 votaram pela perda do mandato de Fantinel. Contudo, eram necessários ao menos 16 votos para a cassação. Outros nove parlamentares votaram pelo arquivamento da acusação de quebra de decoro — um voto a mais do que o necessário para rejeitar a cassação. O próprio vereador, que foi expulso do Patriotas, se absteve na votação.
Em fevereiro deste ano, Fantinel subiu à tribuna e deu a entender que os homens, na sua maioria baianos, são preguiçosos e sujos. O vereador também minimizou a exploração dos trabalhadores por parte dos empresários e perguntou se as empresas terão que colocá-los em "hotel cinco estrelas".
Ele ainda aconselhou empresários da região: "Não contratem mais aquela gente lá de cima", disse, referindo-se a trabalhadores do Nordeste. Em outro trecho, relacionou os motivos que o levaram a essa conclusão. "Com os baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema", detalhou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes